Há vários aplicativos que conseguem oferecer as melhores rotas dos transportes nas cidades de acordo com os dados disponíveis. Mas, em meio ao trânsito, imprevistos e fatores humanos, nem sempre os dados condizem com os fatos. E é nesta brexa que entra o novo aplicativo móvel, Moovit. Lançado no meio deste mês, disponível em iOS e Android, já alcançou quase 300 mil downloads em cidades dos EUA, Canadá e América Latina.
O conceito do aplicativo é simples: além de oferecer uma base estática de dados necessários para planejar um trajeto, Moovit se utiliza da contribuição dos usuários que dão dicas e notícias em tempo real sobre a situação do transporte público, como em caso de lotação, situações inesperadas, atrasos, falta de lugares, etc.
Ao adicionar dados em tempo real, baseados nas colaborações dos usuários, a informação se torna mais acertiva e próxima do real.
A funcionalidade não é novidade no mercado mobile, e já vemos se tornar popular através do aplicativo de mapa e GPS Waze, cujo fundador e CEO, Levine, também é um investidor do Moovit.
Nos EUA, o aplicativo vai além ao captar e analisar a velocidade em que o usuário está se movendo, resultando em informações sobre o trânsito naquele momento. Ao notar a mudança de comportamento de um usuário baseado em sua velocidade, por exemplo, o aplicativo pode enviar uma notificação perguntando como está o transporte em que está, e assim colaborar com demais informações.
Já em outros países, esta funcionalidade ainda não está disponível mas já é perceptível a oportunidade, sabendo que em grandes cidades conhecidas globalmente pelo trânsito, as estatísticas atuais e em tempo real sobre o transporte são não tão precisas, o que faz com que o fator humano, ou seja, a colaboração dos usuários, seja essencial para gerar informações de maior ajuda.
Moovit quer oferecer a sabedoria da multidão, com coordenadas em tempo real, ao alcance dos seus dedos – Nir Erez, CEO Moovit
Posts relacionados:
- Sitegeist App transforma dados do Censo em atraentes e…Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | AnuncieVia RSS de Brainstorm #9
Comente este artigo