E para mim, além de outros aspectos extremamente positivos da programação, o pitch da startup vencedora está entre os melhores que já ouvi (leia abaixo na íntegra, veja os slides e assista ao vídeo). Muita gente de vários estados, e cidades catarinenses, vieram fazer networking, falar sobre suas inovações e buscar seu lugar ao sol. Fiquei impressionado pela diversidade de propostas de valor.
O que eu vi, ouvi e posso dizer é que nenhuma outra parte do evento estava tão cheia de gente e animação quanto o auditório e as duas salas do Sebrae Startup Day, promovido com o Circuito Startup. Oficinas, palestras e a final do Desafio Startup. O discurso do diretor técnico do Sebrae SC, Anacleto Angelo Ortigara, deu o tom perfeito para o início da programação especial – quem dera mais técnicos entendessem tanto de negócios, inovação e empreendedorismo. Mas ele frisou que a pessoa responsável por fazer tudo acontecer foi o Gestor de TI, Alexandre Souza (que durante o jantar de encerramento ouviu do Diretor Administrativo e Financeiro, Sérgio Cardoso, a autorização para contratar duas pessoas para ficarem cuidando especificamente de atividades para startups no estado).
Entre as dez startups que se apresentaram perante os avaliadores, observei pela minha pontuação que á claramente uma maioria de startups que se apresentam (ou atuam) de forma mediana – e conquistaram entre 12 e 14 dos 20 pontos que eu poderia dar. Apenas duas ou três startups ficaram com notas abaixo de 10 pontos (uma ficou com 6) e houve um claro destaque que levou 18 pontos comigo, e deve ter levado algo assim dos outros avaliadores, pois acabou vencendo a competição.
Trata-se do MoreCerto. Um site em que imobiliárias podem cadastrar imóveis e os usuários podem pesquisar pelo mapa. Além de se um diretório, o MoreCerto também permite ver as qualificações dos imóveis, em quesitos como segurança, proximidade de estabelecimentos, entre outros. A equipe fundadora surpreende pela coesão: um universitário de Administração, um de Computação e outro de computação que trabalhou no Vale do Silício, inclusive como estagiário na i/o Ventures.
O modelo de receita é simples e claro, além de repetível: cobram para botar imóveis em destaque (de forma identificada). Mas o que fala por si é o desempenho do produto: em pouco mais de um mês no ar, o site já apresenta 15 mil imóveis na região metropolitana de Florianópolis e os usuários já clicaram 7 mil vezes nos anúncios. Teoricamente, tem tudo para escalar, já que também permite uma simples integração da relação de imóveis de cada imobiliária, de forma que sejam atualizados automaticamente. Vamos desejar boa sorte, pois existem diversas outras propostas na mesma área.
Leia o pitch ensaiado e apresentado pelo Victor Oliveira, co-fundador da MoreCerto:
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Assista também ao vídeo, com todos os 10 pitches. O do MoreCerto inicia aos 19:45 (deixe carregar e assista).
http://www.eventials.com/sebraestartupday/recorded/M2UzZTJkMzY2MzdiNTg2NTUxNWM1MzI3NWY1YjRhMzYjIzk2Mw_3D_3D