De repente todo mundo virou fã da Social Media. E não é por acaso. Com tantas empresas aumentando os investimentos em mídias sociais, esse virou o tema de quase toda conversa entre empreendedores. Mas, se você ainda não encontrou seu lugar nesse mundo e anda fugindo de networking por não saber o que falar sobre SM, o OpenForum tem duas boas notícias: primeiro, você não está sozinho. Pode não parecer, mas não são poucos os donos de startup que têm dificuldade em entender e usar as ferramentas da Social Media. Em segundo lugar, é possível aprender a lidar com todas essas redes (e é mais fácil do que você imagina).
– Foco na marca. Não se preocupe em aprender todas as funções do Twitter, Facebook e LinkedIn. Antes de mais nada, você precisa definir a identidade da empresa e porque ela precisa estar nas redes mais populares. Lembre-se de que as mídias sociais vão divulgar a imagem que você contruir dentro e fora da web.
– SM é uma festa. Imagine a rede social como uma festa na qual você acabou de entrar. Quando você chega, já existem grupos conversando e você pode escolher um, trocar de lugar ou participar de mais de uma conversa ao mesmo tempo. As informações que você vai divulgar dependem da conversa e do público que vai ouvir.
– Gente como a gente. Quando pensamos em marketing, costumamos tratar pessoas e empresas com “vozes” diferentes, mas na SM não é bem assim. Uma das grandes vantagens de usar as redes para ficar mais próximo dos consumidores é poder falar com eles da mesma forma que você conversaria com um cliente pessoalmente.
– Vendas lá fora. Um dos grandes problemas de quem acabou de entrar nas mídias sociais é pensar que esse contato com os consumidores fará as vendas aumentarem. A SM é ótima para divulgar a marca e gerenciar crises, mas os resultados demoram a chegar.