Assumir os próprios erros costuma ser complicado. Ainda mais quando você está a frente de uma empresa líder nos mercados em que está presente. Mesmo assim, o senhor Reed Hastings, fundador e CEO da Netflix, não teve vergonha nem timidez para gravar um vídeo no qual assume: fez cagada ao anunciar novos planos separados para aluguel de DVDs e de streaming pela grande rede.
A novidade foi anunciada faz pouco mais de dois meses. Antes da mudança, o cliente da Netflix pagava a mixaria de 9,99 dólares para acessar filmes e séries ilimitados no streaming e ter sempre um DVD em casa, entregue pelos correios. Eis que veio Hastings e mudou tudo: desmembrou a Netflix em dois serviços — streaming por US$ 7,99 e aluguel de DVD por U$ 7,99 mensais. No total, o assinante gasta quase 6 dólares a mais pelos mesmos serviços combinados. Claro que os americanos ficaram descontentes com a mudança.
Em sua mais recente aparição pública, por meio de um vídeo publicado no YouTube e um post no site da empresa, Hasting volta a falar do assunto. Antes de mais nada, ele pediu humildes desculpas por ter bagunçado o meio de campo na Netflix. “Está claro pela resposta nos últimos dois meses de que membros ssentiram falta de respeito e humildade na maneira como nós anunciamos a separação entre DVD e streaming, e as mudanças de preço. Essa certamente não foi a nossa intenção, e eu peço minhas sinceras desculpas.”
Muito bem, desculpas aceitas. Só que isso não vai adiantar muito. Em vez de recomeçar o jogo na Netflix, Reed Hastings anuncia uma nova reestruturação. Em resumo, o serviço de aluguel de DVDs está sendo encerrado quase imediatamente. Morreu, já era.