Nancy Kanwisher é uma neurocientista no MIT que estuda a mente e o cérebro humano. Ela também é uma professora que eu gostaria muito de ter: ela é tão dedicada a ensinar ciência que raspou a própria cabeça para dar a você uma ideia melhor da anatomia do córtex.
Graças ao fMRI, uma técnica que usa ressonância magnética, Nancy pôde criar um modelo 3D do próprio cérebro. Ela então conta com a ajuda de Rosa Lafer-Sousa – estudante de neurociência e artista visual – para desenhar o cérebro no couro cabeludo.
>>> É possível estimular o cérebro humano para melhorá-lo?
>>> O que aconteceria se realmente usássemos só 10% dos nossos cérebros
O vídeo dá uma introdução ao córtex, a camada superficial de tecido no cérebro, que permite a você ver, ouvir, mover-se e pensar. Ele tem o tamanho e espessura de uma pizza grande, e cabe dentro da sua cabeça pois está bem amassado.
No vídeo, a pequena região vermelha responde mais a rostos – aliás, Nancy é conhecida por ter descoberto uma área do cérebro para o reconhecimento facial. Ao lado, há uma região (em azul escuro) especializada em detectar corpos. A região verde é dedicada a processar cenários.