A Nintendo anunciou nesta segunda-feira que o New 3DS vai ganhar suporte à engine Unity. Essa é uma excelente notícia para desenvolvedores e para quem tem o portátil — agora, a produção de jogos independentes para ele será bem mais simples.
A engine Unity, desenvolvida pela Unity Technologies, é atualmente compatível com quase todas as plataformas que rodam jogos — Android, iOS, Windows Phone, PlayStation 4, PS Vita, Xbox One, Xbox 360, PlayStation 3 e Wii U. Todos esses aparelhos — e muitos outros — são compatíveis com o motor para jogos. Entre alguns títulos desenvolvidos com a engine Unity temos Gone Home, Kentucky Road Zero, Kerbal Space Program, Monument Valley, Never Alone e Cities: Skylines.
É verdade que a compatibilidade anunciada pela Nintendo não será completa: apenas com o New 3DS. Quem tem alguma das versões antigas do portátil — 3DS, 3DS XL ou 2DS — aparentemente não poderá desfrutar dos jogos produzidos na Unity.
O suporte à engine bastante popular entre desenvolvedores deve levar muita coisa boa ao New 3DS. Além do fato de muitos já estarem familiarizados com o motor, o que facilita bastante o desenvolvimento, há também a possibilidade de muitos jogos independentes serem portados agora para o News 3DS — talvez sirva também como uma forma da Nintendo encaixar o portátil não apenas como uma máquina para seus próprios jogos, mas uma plataforma competente para quem quer jogos indie. Eu quero, e ficaria muito feliz com mais títulos de pequenos desenvolvedores no portátil.
Historicamente, a relação da Nintendo com desenvolvedores indie não é das melhores. Mas, como mostrou uma reportagem de Joseph Volpe, no Engadget, as coisas estão melhorando — se, durante o lançamento do Wii U o elogiadíssimo jogo indie Little Inferno ficava escondido na eShop, agora há uma área especial para esses jogos, e a própria Nintendo dá bastante destaque para eles. Dois jogos que já saíram há algum tempo em outras plataformas mas só agora estão chegando ao Wii U — Octodad e Don’t Starve — vem recebendo um tratamento diferente por parte da Nintendo. No caso de Don’t Starve, tanto a Nintendo quanto a Klei Entertainment (desenvolvedora do jogo) consideram que a versão de Wii U será a “definitiva” — além de ter sido adaptado ao GamePad do Wii U, o jogo também dará um código extra de download que o comprador poderá dar a algum amigo.
Ainda não há nenhuma previsão de quando o New 3DS passará a ser compatível com a Unity, mas com a E3 chegando, podemos esperar ouvir algo sobre isso por lá. [Kotaku UK]
Imagem via Mark MacDonald
O post New Nintendo 3DS vai ganhar suporte à engine Unity, e isso é ótimo para desenvolvedores apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.