Desde que Dan Schawbel escreveu seu imprescindível e pioneiro “Me 2.0”, a marca pessoal ganhou importância e tem se convertido em um elemento essencial da presença e estratégia online de todos e de cada um de nós – e não apenas para políticos, VIPs, etc. O segredo da marca pessoal não é nada mais, nada menos do que compreender que cada um de nós é a marca, especificamente nesta via web e mídias sociais – a nossa presença e nossas interações contribuem ativamente.
As marcas são uma das mais poderosas ferramentas de negócio, mas também de indivíduos. Cada pessoa é uma marca, representada por seu nome e aparência, que tem uma série de recursos associados, tais como personalidade, interesses, atividades, amigos, família, aparência pessoal, ativos, habilidades e profissão.
O que é Marketing Pessoal e Marca Pessoal?
O Marketing Pessoal é um conjunto de estratégias de sensibilização da marca pessoal. Marca pessoal, também conhecido como “Personal Branding”, é a forma de considerar uma pessoa como uma marca. Uma marca pessoal deve ser criada, comunicada e compartilhada para nos diferenciar de outras pessoas. A meta é alcançar maior sucesso nas relações sociais e profissionais.
O processo de Marketing pessoal pode-se dizer que é “saber vender”, e seu desenvolvimento requer o uso de técnicas semelhantes às de qualquer processo de marketing e vendas de um produto.Durante muito tempo, o Marketing Pessoal foi usado apenas por pessoas famosas, escritores de livros, políticos, etc., Mas, graças às redes sociais e outros canais de mídia social, você e eu também podemos fazer.
Benefícios do Marketing Pessoal
Os principais benefícios do Marketing e da Marca pessoal são:
– Mostrar transparência, honestidade, autenticidade, coerência e integridade
– Construir confiança
– Criar uma impressão positiva
– Difundir conhecimentos e habilidades
– Criar prestígio e reconhecimento
– Gerar posição e influência
– Ser diferente dos outros no mercado profissional
– Ver oportunidades que os outros não percebem
– Transmitir nossos interesses de forma eficaz
Passos para a estratégia de Marketing Pessoal
Considere as medidas necessárias para uma Estratégia de Marketing Pessoal:
– Conheça a si mesmo
– Identifique a sua paixão. Paixão é essencial no processo de marketing pessoal, uma vez que irá ajudá-los a ter sucesso no processo. Para isso, é essencial que o tema que você escolher para seu blog seja o que você ama.
– Pergunte a si mesmo: O que devo fazer?; O que faço de melhor?; O que tenho a oferecer?; Quais são meus valores pessoais?; Como me comunico?
Nós somos os CEOs de nossas próprias marcas. Para estar nos negócios hoje em dia, o nosso trabalho mais importante é ser chefe de marketing da nossa marca.
Bruno de Souza é estudante de Marketing, CEO do blog Marketing Digital e do mLearningpedia e Social Manager no Magoweb. Foi considerado referência nacional no livro “A revolução das mídias sociais”, de André Telles