Na sexta-feira, o Google anunciou um projeto para recriar propagandas antigas na web. É uma tentativa de mostrar como o Google pode modernizar publicidades poderosas, mas de uma só mão, e deixá-las prontas para a era da interatividade. Dá só uma olhada como ficou o resultado da Coca-Cola, então.
Os primeiros comerciais remodelados são da Volvo e da Coca-Cola. O da Volvo é bem chato. Parece só mais um truque para cairmos por acidente no Google+. Sério, Google. Deixe isso pra lá.
E há a versão da Coca-Cola. Que é bem animal. Ele remonta o clássico comercial Hilltop com o jingle “eu gostaria de comprar uma Coca para o mundo” — um comercial tão famoso que transformou sua música em um hit. (Viu só, crianças, a relação publicidade-vira-pop costumava ser feita pelo caminho inverso.)
Em casa, você assiste ao comercial e pode enviar uma Coca de graça para algumas máquinas de venda específicas ao redor do mundo. Você também vê um vídeo baseado no Google Earth mostrando o caminho que sua latinha fez. Dá até para ver um vídeo da pessoa que recebeu a Coca, caso ela o faça. O processo todo é bem divertido, e é legal fazer pessoas que eu não conheço mais felizes e provavelmente um pouco mais calóricas.
O mais engraçado é que você pode enviar uma mensagem, seja em vídeo ou texto, e ainda receber a confirmação de que ela foi entregue. Ele até traduz a mensagem! Mas, claro, isso pode significar que vídeos e textos bizarros viajem ao redor do planeta — difícil a Coca-Cola monitorar tudo, certo?
Dito isso, devemos dizer que a Coca-Cola engorda? Ou devemos dizer que Buenos Aires não é em São Paulo no mapa mundi? Tanto faz, no fundo a ideia é bem divertida. [Project Re:Brief via Reddit]