Era preciso. O Blog Mídia8! deu uma repaginada e ganhou um tema magazine, com design responsivo e uma organização que foi considerada muito mais organizada por aqueles que tiveram contato antes do lançamento. Ainda há muitos detalhes técnicos e visuais para serem mexidos, mas o básico já entrou no ar durante o feriado da Páscoa. Pontos sazonais serão modificados durante a semana e, se tudo correr bem, até sexta-feira todo o blog deve estar estruturado no novo visual.
Porém a mudança não foi apenas na “estética”. Para quem não conhece o blog ou não conhece sua história, esse canal trabalhava anteriormente com o assunto política. Mas aí foi possível perceber que o brasileiro não sabe conversar sobre política. As agressões pitorescas e praticamente folclóricas eram diárias e um novo rumo foi dado. Hoje temos um blog relativamente conhecido sobre comunicação digital. Porém a brincadeira não para por aí.
Em palestras e encontros por esse Brasil sempre enfatizei a piada de que o brasileiro não sabe conversar sobre política e, por isso, hoje o blog aborda o tema o comunicação. Mas aí foi possível descobrir que o brasileiro também não sabe conversar sobre comunicação. As agressões pitorescas e folclóricas continuam e o frenesi que rodeia as redes sociais acabam deixando estudantes e profissionais extremamente cegos em relação ao que realmente existe por detrás da poeira.
Há cerca de um ano comentei com amigos mais próximos e profissionais que mantenho um respeito ímpar que eu estava perdendo o tesão com o tema redes sociais. Era mais do mesmo e não havia sequer uma opinião que fosse diferente ou que fosse estruturada em um pilar significativamente alternativo. O medo de parecer diferente e a insistência crônica em pertencer aos grupos denominados “panelinhas” são os principais fatores que fazem dos profissionais serem, de novo, mais do mesmo. Quem tem opinião é satirizado.
Acontece que muitos profissionais relataram o mesmo desconforto. A absurda adoração pela suposta geração mágica “Y” e o mimimi instalado com as redes sociais obrigou muitos destes profissionais a tomarem novos rumos. Eram bons com social media, mas preferiram migrar para marketing (puro), análise de dados, social media intelligence ou qualquer outra área que, na opinião deles, eram mais “profissionais”. Não classificaram em momento algum as redes sociais com adjetivos pejorativos, só cansaram de ver pessoas dizendo que social media é o futuro. E não é.
Com o lançamento da “nova cara” do blog, trago perspectivas mais maduras e opinativas sobre assuntos envolvendo a comunicação digital. Tópicos como redes sociais, home office, marketing, jornalismo, gestão de blogs e afins serão mantidos, mas irão ganhar contorno mais densos. Assuntos mais teóricos e estratégicos envolvendo tecnologia, mídia e novidades que estão modificando nosso universo de trabalho passarão a ter um peso maior.
No mais, espero que gostem do visual e, quem sabe, espero que possam participar opinativamente dos assuntos que abordaremos daqui para frente. É isso.
O post Nova roupa e novos pensamentos apareceu primeiro em Blog Mídia8! » Comunicação digital e redes sociais.