As telas sensíveis ao toque já se tornaram tão onipresentes hoje em dia que achamos que não há muito onde inovar nelas. Um grupo de pesquisadores da Universidade de Carnegie Mellon, no entanto, discorda. O grupo desenvolveu uma tela sensível ao toque capaz de detectar com qual parte do dedo você está tocando na tela. Apesar de parecer uma tecnologia de utilidade um pouco questionável, seus criadores também desenvolveram algumas demonstrações de como ela pode ser potencialmente útil.
Chamada de TapSense, a nova tecnologia é capaz de detectar quatro partes diferentes do dedo: a unha, o ligamento, a ponta e a digital. Ela funciona detectando, por meio de microfones mais potentes, os sons que o dedo faz ao tocar na tela e assimilando uma parte dele a cada padrão de som diferente. O vídeo abaixo exibe uma explicação mais detalhada em inglês e demonstra alguns dos usos pensados pelo grupo.
Os pesquisadores responsáveis, Chris Harrison, Julia Schwarz e Scott Hudson, dizem que o método usado no TapSense consegue descobrir qual parte do dedo está tocando a tela com 95% de precisão. Além disso, ela pode ser usada com outros itens, como canetas especiais, que desenhariam em cores diferentes na tela de acordo com o material da caneta.
Com informações: NetworkWorld.
Artigos relacionados:
- Universidade cria maior tela sensível ao toque do mundo
- Nokia patenteia tela extra-sensível ao toque
- OmniTouch transporta tela sensível ao toque para qualquer superfície
Nova tela sensível ao toque sabe qual parte do dedo você está usando