A Intel iniciou hoje a sua conferência anual para desenvolvedores, a Intel Developer Forum, e logo de cara já demonstrou os processadores que sucederão os recém-anunciados Core M: a linha Skylake, prevista para 2015. E não só isso: os chips Edison, anunciados na CES 2014, já começaram a ser enviados para fabricantes, e, nos próximos meses, veremos os primeiros vestíveis frutos da aquisição da Basis.
Skylake
A sexta geração dos processadores Core se chamará Skylake e deve chegar às lojas na segunda metade do ano que vem. Ela sucederá os processadores Broadwell – que só serão lançados no começo de 2015 – com as promessas de sempre. “Você pode esperar uma melhora significativa de desempenho, autonomia de bateria e eficiência de energia”, disse Kirk Skaugen, vice-presidente da Intel Client Group.
A arquitetura Broadwell – usada pelos processadores Core M que prometem híbridos definitivos – estava prevista para esse segundo semestre de 2014, mas foi adiada devido a problemas no processo de fabricação. Isso, no entanto, não adiará os Skylake. Os novos processadores serão feitos em processo de 14 nanômetros – o mesmo dos Broadwell.
Futuro sem cabos
Os processadores Skylake também devem dar início ao futuro wireless idealizado pela Intel. Há alguns meses a Intel falou um pouco sobre seus planos de um futuro livre de fios e cabos, e a plataforma Skylake é um passo nessa direção. “Nosso objetivo é fazer o carregamento sem fio possível em todos os dispositivos”, disse Skaugen. A Intel quer tornar isso possível já em 2016, e deve apresentar um design de referência no fim do ano que vem.
Esse laptop de referência usará um dock para recarga sem fio com base na tecnologia WiGig – três vezes mais rápida do que o Wi-Fi 802.11ac. Muito mais do que simplesmente recarregar os dispositivos, essa tecnologia também permitirá troca de dados entre periféricos diferentes sem a necessidade de cabos – pense em monitores transmitindo a imagem de computadores sem um fio ligando um ao outro.