Busca por vida mais saudável e corpo definido faz com a atividade seja uma das mais pesquisadas no Sebrae
A busca por um corpo perfeito ou por uma vida mais saudável tem promovido um verdadeiroboom na quantidade de academias no Brasil. Em apenas cinco anos, o setor teve um crescimento de 133%. Em 2007, eram 9,3 mil micro e pequenas empresas atuando nesse ramo, em 2012, esse número pulou para 21,7 mil.
“Há dois fatores para esse aumento no volume de academias. O primeiro deles é a busca por uma melhor qualidade de vida, mais saudável. E o segundo é o aumento de renda. Essa união gerou muitas oportunidades”, destaca Luiz Barretto, presidente do Sebrae.
A depender dos empreendedores brasileiros, a atividade tem tudo para continuar impulsionando os pequenos negócios no país. É o que mostram os acessos contabilizados em setembro no portal do Sebrae, que reúne uma seleção de ideias de negócios e ramos nos quais o potencial empreendedor pode investir. Academia de Ginástica foi a ideia mais procurada pelos usuários, com 2.380 visualizações, seguida de Empresa de Alimentos Congelados – 1.637 acessos.
Dicas para montar uma academia:
– Para se tornar mais competitivo, é importante dimensionar o conjunto de serviços que serão agregados e avaliar o custo-benefício desses serviços.
– Investir na qualidade do serviço e tornar o ambiente agradável. Contratar profissionais atenciosos, respeitosos e interessados pelo cliente e oferecer comodidades adicionais, a exemplo de estacionamento.
– Procurar fidelizar a clientela com ações de pós-venda, como: remessa de cartões de aniversário, comunicação de novos serviços e novos produtos ofertados, contato telefônico lembrando eventos e promoções.
– A presença do proprietário em tempo integral é fundamental para o sucesso do empreendimento.
– É vital participar de feiras e eventos que reúnam expositores do segmento, a fim também de estabelecer contato com novos fornecedores e práticas.
– Distribuir bem os horários para ampliar o alcance do público.
– Oferecer uma boa variedade de opções de modalidades individuais e coletivas para homens e mulheres.
– Inscrever a equipe em eventos esportivos públicos (maratonas, corridas e torneios).
– Avaliar a oportunidade de instalar no local loja de roupas e artigos de ginástica, salão de beleza, loja de suplementos, lanchonete, etc.
– Avaliar constantemente o benefício de terceirizar serviços (médicos, informática, limpeza) para melhorar a lucratividade.
– Investir com frequência em marketing.
– Contratar bons profissionais.
– Trabalhar com especialistas.
– Manter uma programação diversificada para todas as idades.
– Renovar a programação pelo menos a cada três meses.
– Supervisionar adequadamente o trabalho dos professores para assegurar a atenção a todos os alunos democraticamente, evitando a formação das chamadas “panelinhas”.
– Formar um grupo de alunos antes mesmo da inauguração.
– Firmar convênios com escolas, condomínios e empresas, oferecendo demonstração de aulas.
– Manter trabalhos voltados para o público de terceira idade.
– Definir uma boa estratégia de preços para conquistar market share sobre os competidores mais caros, observando que qualquer pressão desses concorrentes para baixar os preços pode forçar você a baixar os seus também.