X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Número de academias aumenta 133% em cinco anos


Busca por vida mais saudável e corpo definido faz com a atividade seja uma das mais pesquisadas no Sebrae

A busca por um corpo perfeito ou por uma vida mais saudável tem promovido um verdadeiroboom na quantidade de academias no Brasil. Em apenas cinco anos, o setor teve um crescimento de 133%. Em 2007, eram 9,3 mil micro e pequenas empresas atuando nesse ramo, em 2012, esse número pulou para 21,7 mil.

“Há dois fatores para esse aumento no volume de academias. O primeiro deles é a busca por uma melhor qualidade de vida, mais saudável. E o segundo é o aumento de renda. Essa união gerou muitas oportunidades”, destaca Luiz Barretto, presidente do Sebrae.

A depender dos empreendedores brasileiros, a atividade tem tudo para continuar impulsionando os pequenos negócios no país. É o que mostram os acessos contabilizados em setembro no portal do Sebrae, que reúne uma seleção de ideias de negócios e ramos nos quais o potencial empreendedor pode investir. Academia de Ginástica foi a ideia mais procurada pelos usuários, com 2.380 visualizações, seguida de Empresa de Alimentos Congelados – 1.637 acessos.

Dicas para montar uma academia:

– Para se tornar mais competitivo, é importante dimensionar o conjunto de serviços que serão agregados e avaliar o custo-benefício desses serviços. 
– Investir na qualidade do serviço e tornar o ambiente agradável. Contratar  profissionais atenciosos, respeitosos e interessados pelo cliente e oferecer comodidades adicionais, a exemplo de estacionamento. 
– Procurar fidelizar a clientela com ações de pós-venda, como: remessa de cartões de aniversário, comunicação de novos serviços e novos produtos ofertados, contato telefônico lembrando eventos e promoções. 
– A presença do proprietário em tempo integral é fundamental para o sucesso do empreendimento. 
– É vital participar de feiras e eventos que reúnam expositores do segmento, a fim também de estabelecer contato com novos fornecedores e práticas.  
– Distribuir bem os horários para ampliar o alcance do público. 
– Oferecer uma boa variedade de opções de modalidades individuais e coletivas para homens e mulheres. 
– Inscrever a equipe em eventos esportivos públicos (maratonas, corridas e torneios). 
– Avaliar a oportunidade de instalar no local loja de roupas e artigos de ginástica, salão de beleza, loja de suplementos, lanchonete, etc. 
– Avaliar constantemente o benefício de terceirizar serviços (médicos, informática, limpeza) para melhorar a lucratividade. 
– Investir com frequência em marketing. 
– Contratar bons profissionais. 
– Trabalhar com especialistas. 
– Manter uma programação diversificada para todas as idades. 
– Renovar a programação pelo menos a cada três meses. 
– Supervisionar adequadamente o trabalho dos professores para assegurar a atenção a todos os alunos democraticamente, evitando a formação das chamadas “panelinhas”. 
– Formar um grupo de alunos antes mesmo da inauguração. 
– Firmar convênios com escolas, condomínios e empresas, oferecendo demonstração de aulas. 
– Manter trabalhos voltados para o público de terceira idade. 
– Definir uma boa estratégia de preços para conquistar market share sobre os competidores mais caros, observando que qualquer pressão desses concorrentes para baixar os preços pode forçar você a baixar os seus também.

Tags: 

Via RSS de Empreendedor

Leia em Empreendedor

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot