Um dos termos mais falados no varejo é o “umbigo no balcão”, ou seja, estar presente na loja ouvindo os consumidores e suas demandas, identificando as oportunidades do negócio e também ouvindo sua equipe. É tão importante esta tarefa (estar presente na loja) que deve fazer parte da rotina de qualquer gestor do varejo ou dono de negócio.
Por outro lado, o varejista tem que deixar de “olhar apenas para o próprio umbigo” e também olhar o que esta em sua volta, isto significa não ficar isolado em seu mundo acreditando que esta tudo ruim ou que seu negócio é excelente.
Programe sua agenda e tome algumas atitudes:
- Participe de associações comerciais
- Visite feiras e eventos de seu segmento
- Conheça novos fornecedores
- Visite concorrentes
- Visite centros comerciais próximos aos seus negócios
- Participe de cursos
Portanto estar presente no ponto de venda e também ter uma visão ampla de seu negócio irá ajudá-lo a antever possíveis problemas ou oportunidades, melhorar sua gestão, estabelecer melhores parcerias etc.
Desta forma seu negócio irá prosperar e não irá se preocupar com questões de umbigo.
Abraços,
Maurício Camacho (se preocupando com todos os aspectos de seu negócio)
FanPage do Maurício no Facebook
Veja mais artigos da seção Dicas para Pequeno Varejo.
————————————————————
Veja também:
- Tirinha: O maior dilema do empreendedor moderno
- Programe-se para o calendário deste e de qualquer ano
- Quais parceiros escolher na hora de montar sua loja