A melhor ferramenta de marketing que uma pequena empresa pode ter é o próprio dono da empresa.
Ninguém conhece o negócio como o dono da empresa conhece. Ninguém vende o negócio com tanta paixão como o dono da empresa vende. Ninguém educa os clientes sobre o negócio da empresa como o dono da empresa faz. Ninguém fala com tanta clareza sobre o que a empresa faz como o dono da empresa. Ninguém estuda o negócio da empresa como o dono da empresa estuda.
Bill Gates, Steve Jobs, Maria Luiza do Magazine Luiza, Abilio Diniz do Pão de Áçucar, o chato do Eike Batista da empresas do Corredor X, Henry Ford da Ford, Thomas Walton da IBM, Thomas Edison da General Eletric, a agora, Larry Page da Google e Mark Zuckerberg da Facebook são excelentes exemplos de donos de empresas sendo usados como ferramenta de marketing.
É claro que tem um ou outro nessa lista que tem o ego maior que a própria empresa em que trabalha e gosta de aparecer na capa da Revista Caras cercado de Panicats; mas a grande verdade por trás de tanta auto-promoção, é que eles e seus marketeiros de plantão decidiram de comum acordo utilizar suas imagens como ferramenta de marketing da empresa.
Eles fazem isso porque a imagem do dono, as suas palavras, a sua opinião e o escambau, podem constituir-se na melhor ferramenta de marketing de uma empresa.
O Bill Gates é um puta cara tímido. Os caras do Google também. O Mark da Facebook também. Mas a partir de toda projeção e imagem criadas pelo marketing, eles passaram a significar algo importante para muita gente facilitando a sua vida quando precisam se comunicar com todo mundo.
O Dono da Empresa deve ser a principal ferramenta de marketing da empresa!
Deixa o medo de ser sequestrado de lado. Deixa a timidez de lado. Deixa de ser humilde além do necessário, e BOTA A SUA CARA no marketing da empresa!!!
Conheça agora algumas idéias para você colocar o DONO, ou você mesmo (caso você seja o dono da coisa toda), no centro do marketing da sua empresa:
1. Presença nas redes sociais. O dono da empresa tem que ter o seu perfil no twitter, facebook e linkedin ativados e 100% em operação com tweets e facebukadas DIÁRIAS sobre o negócio da empresa, e sua visão do mundo, relacionamento com as pessoas, gestão etc.
EXEMPLO: O twitter do Tony Hsieh, CEO da Zappos tem quase 2 milhões de seguidores. A Zappos é conhecida mundialmente por conta da projeção da imagem pessoal do Tony.
2. O Dono na barra de menu do web site da empresa. Essa sugestão vai parecer radical e exagerada para muita gente, mas não é. A dica aqui é criar uma área dentro do site da empresa que reuna o blog do dono, o seu perfil nas redes sociais, vídeos, fotos, a sua história, livros publicados e muito mais.
EXEMPLO: A Claudia Riecken é a criadora da Quantum, empresa brasileira que vende ferramentas de assessment para recursos humanos. A Cláudia escreve, faz vídeos, palestras, tem presença nas redes sociais, e tem um blog. Para acessar o conteúdo da Cláudia basta clicar no menu principal do web site da Quantum. A Cláudia aparece no web site da Quantum como um dos diferenciais da empresa. SHOW!
3. Escreva livros. Tem muito empresário por aí que acha que não tem nada de legal para contar. Engana-se. Todo empreendedor tem uma porção de histórias pessoais e inspiradoras para contar. Cabe ao marketing transformar as histórias mais legais em um livro, e cabe a empresa usar o livro como o grande cartão de visitas da empresa. Se você não quiser contar a história da empresa não tem problemas, vamos falar então da sua filosofia de gestão.
EXEMPLO: O livro “Cheiro de Tinta” conta a história de vida e empreendedorismo do Sadaji Yoshioka, fundador da VOX Editora. O livro está a venda na Livraria Cultura.
4. Palestras. Te garanto que tem muitas escolas, faculdades e eventos por aí procurando profissionais experientes dispostos a compartilhar suas histórias empreendedoras de vida no formato de palestras. Parte do trabalho da área de marketing da sua empresa é conseguir encaixar as palestras do dono da empresa em determinados eventos que tem alinhamento com os negócios da empresa.
EXEMPLO: O Robinson Shiba fundador da China In Box é um desses malucos SHOW DE BOLA que estão rodando o Brasil fazendo palestras de graça para todo tipo de público. Eu conheci pessoalmente o Robinson em um evento de faculdade palestrando de graça para a meninada. Naquele dia o Shiba conquistou uns 200 novos clientes para a China in Box.
5. Videos. O vídeo é um ferramenta de marketing muito poderosa. Se você tiver dificuldades para escrever textos, compartilhar coisas nas redes sociais, utilize o vídeo para transmitir os seus conhecimentos e suas histórias. Abra um canal pessoal de vídeos no YouTube, e mete bala!
EXEMPLO: O Flavio Augusto, presidente da WiseuP – rede de escolas de inglês – está usando o vídeo como ninguém. Ele criou um canal na internet chamado Geração de Valor onde compartilha os seus conhecimentos e experiências pessoais no desenvolvimento da sua empresa com literalmente milhões de pessoas. As dicas do Flavio são pura auto-ajuda, mas tá valendo. Ele já tem vídeo com mais de 1 milhão de views! Ele está sabendo promover como ninguém o seu canal de vídeos pessoais dentro das dezenas e dezenas de lojas da WiseUP.
6. O Dono como Argumento de Vendas. Por que os clientes deveriam fazer negócios com a sua empresa? Porque ao comprar de você, eles terão a oportunidade de se encontrar com o DONO DA SUA EMPRESA 1x por trimestre. É isso mesmo! Você deveria adicionar como benefício de fazer negócios com você, receber visitas do DONO DA SUA EMPRESA.
EXEMPLO: O Bradesco é um dos clientes mais importantes para a Microsoft no Brasil. Quando o Bill Gates vinha para o país, ele participava de meia dúzia de reuniões dentro do escritório da Microsoft, e visitava o CIO do Bradesco em Osasco, terra de OZ. É isso mesmo! Ao fazer negócios com a Microsoft, os profissionais do Bradesco tinham contato direto com o Bill Gates. O Bradesco aparece inclusive como caso de sucesso mundial da Microsoft no livro que Bill Gates lançou anos atrás.
Gostou das idéias?
Hoje pode parecer meio que uma viagem transformar a imagem do dono da sua empresa em um cara como Bill Gates ou Steve Jobs, mas é POSSÍVEL!
Coloque as minhas idéias em prática, e você vai perceber que é POSSÍVEL!
Transforme o dono da empresa na sua principal ferramenta de marketing!
NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA!
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