A partir de 25/01, o consumidor terá que realizar uma logística mais complexa para fazer suas compras nos supermercados no Estado de São Paulo. Em meio às comemorações do aniversário da cidade, será iniciada a fase de substituição das sacolas descartáveis pelas reutilizáveis, contra a cultura do descarte.
Para sair do estabelecimento com as compras na mão será preciso lembrar-se de levar sua própria sacola reutilizável (ou ecobeg), carrinho de feira ou pagar 0,19 centavos por sacolas plásticas biodegradáveis.
Os supermercados poderão disponibilizar ainda caixas de papelão usadas para transportar as compras. No entanto, de acordo com estudo realizado pela Microbiotécnica, empresa especializada em higiene ambiental, essas caixas possuem alto grau de contaminação podendo prejudicar a saúde da população.
Mesmo assim, o diretor de sustentabilidade da Associação Paulista de Supermercados (APAS), João Sanzovo, acredita que entre as opções disponíveis, o consumidor tende a adotar a sacola reutilizável.
A campanha
A campanha “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco”, é realizada pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.
Segundo a entidade a adesão dos 1200 supermercadistas associados já passa de 95%. Contando com o apoio das maiores redes – Carrefour, Walmart, Grupo Pão de Açúcar, Coop e Sonda – e mais de 150 municípios, estima-se a eliminação de mais de 1,7 bilhão de sacolas descartáveis distribuídas no Estado de São Paulo a cada ano.
Veja mais aqui.