Tendemos a seguir a multidão e não, não é por modinha. Conforta-nos a posição de “ter mais alguém fazendo isso” e nos dá a sensação de pertencimento saber que fazemos parte da “discussão que circula todo o mundo”. Seguir a maioria nos ajuda a diminuir a incerteza e ansiedade, pois se todos estão tomando a mesma decisão, certamente ela é a melhor. Sabemos que não necessariamente é o que acontece, mas é sem dúvida o que nos conforta. E o “like” é o atual líder da matilha. Isso é o que mostra uma pesquisa feita pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). Eles queriam “matar” a seguinte curiosidade: uma coisa é popular porque é boa ou é boa porque é popular? Para obter tal resposta, eles usaram como fonte de pesquisa um site (não divulgado) durante 5 meses, onde os leitores podiam comentar sobre artigos e também “curtir” ou “reprovar” cada comentário. Cada comentário recebia dos pesquisadores do grupo-controle um “curtir” ou “reprovar” de maneira arbitrária. Para refletir a tendência…
O post O marketing da matilha apareceu primeiro em Blog Mídia8! » Comunicação digital e redes sociais.