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Sem concorrentes no Brasil, franquia alia culinária mexicana com paladar brasileiro


por Carla Kempinski

bf natortilha jpgUma alimentação saudável e sa­borosa, mas também de preparação rápida, é a proposta da franquia Nator­tilha. Trata-se de um conceito inovador quando se fala de comida mexicana, pela leveza dos pratos oferecidos, o modo de prepará-los e servi-los e a ex­clusividade dos sabores.

A Natortilha é uma rede de comida rápida mexicana especializada em tor­tilhas e nachos. A ideia de seus criado­res – os irmãos mexicanos Ricardo de León e Rene Osório – é oferecer pra­tos com base mexicana e recheios com tempero brasileiro. O cliente escolhe os ingredientes que formarão o re­cheio da tortilha e o atendente monta o prato, que fica diferente a cada visita, já que há a liberdade de escolher den­tro de uma vasta variedade de itens. “A tendência da cocriação é mundial e a utilizamos para que o cliente sempre faça parte do processo. É ele quem cria seu prato, escolhendo a tortilha de trigo ou integral, se ela receberá frango, atum, chilli com carne ou se será vegetariana; qual molho terá, se será servida com pimenta, com ou sem salada… Essa personalização faz toda a diferença”, diz Ricardo de León, sócio-franqueador.

Como os ingredientes não são fritos e há a opção de incluir vegetais fres­cos nas tortilhas, a Natortilha oferece saúde aliada à alimentação fora do lar. “Aqui a refeição é rápida, mas é bem saudável e satisfaz os apetites mais vo­razes, porque temos tamanhos distin­tos e combos para aplacar a fome de quem precisa de mais quantidade”, in­forma Rene Osório, sócio-franqueador. E para quem quiser ‘apimentar’ a re­feição, tornando-a ainda mais próxima da realidade mexicana, tem a pimenta mexicana, o famoso jalapeño, além de guacamole, chilli com carne e outras opções à disposição.

Para completar a refeição, a rede oferece sobremesas também diferen­tes, como tortilhas doces (com sabo­res como doce de leite com flocos de milho, por exemplo) e sorvete de io­gurte com calda de manga na tequila, servido na cestinha de tortilha. “A in­tenção da Natortilha é ser reconhecida como criadora de uma nova categoria de alimentação, a MexBra (mexicana e brasileira), estando presente no dia a dia dos consumidores por ser leve, saborosa, saudável e rápida”, resume Ricardo.

Cozinha limpa

No mercado desde 2012, com duas lojas próprias, uma franqueada em operação e outra em fase de implanta­ção, a marca vem sendo pilotada para, a partir de agora, se expandir por todo o Brasil, iniciando pelo Estado de São Paulo, onde os franqueadores esperam implantar 50 lojas. A franqueadora dis­põe de três formatações: loja para sho­pping, loja de rua e quiosque, e já ope­ra todos os formatos. A franquia tem um conceito de ‘comida rápida limpa’, sem a necessidade de cozinha, coifa, fritadeiras e outros equipamentos que oneram o investimento e dificultam a implantação da loja em determinados pontos. Todo o material de serviço – como talheres, pratos e copos – é des­cartável, reduzindo os gastos com mão de obra e equipamentos.

Um dos diferenciais do negócio está em seu fornecimento. A Natorti­lha possui fornecedores homologados para suprir as necessidades de suas franquias. As ‘estrelas’ do cardápio – as tortilhas e os nachos – vêm de um fornecedor que criou uma receita ex­clusiva, preparada unicamente para a rede, com o sabor tradicional mexica­no. As negociações com os fornecedo­res são centralizadas, proporcionando menores preços e a padronização e manutenção do controle de qualidade dos produtos oferecidos em todas as unidades franqueadas.

Em se tratando de suporte ao fran­queado, ele é completo desde antes da inauguração, com avaliação e apro­vação do ponto comercial; forneci­mento do projeto arquitetônico e do layout interno e externo da unidade; equipe de apoio técnico/operacional na abertura e manutenção da loja; desenvolvimento de fornecedores de equipamentos, móveis e software; treinamento operacional e administra­tivo; orientação na primeira compra; suporte de marketing para a inaugura­ção e assessoria de imprensa. Após a inauguração, o franqueado terá, ainda, suporte operacional, assessoria de ma­rketing e acompanhamento das ações regionais, inovação em produtos e ser­viços, atendimento às suas solicitações e consultoria de campo.

Os investimentos em uma Natorti­lha variam entre R$ 110 mil (quiosque) e R$ 300 mil (loja de shopping), sem o ponto comercial. A rede lançará sua franquia oficialmente durante a ABF Franchising Expo 2013, maior feira de franquias do mundo, que acontecerá em São Paulo entre os dias 12 e 15 de junho, no Expo Center Norte.

Dados básicos

Tipo de negócio: comida rápida MexBra

Ano da fundação: 2011

Início da franquia no Brasil: 2012

Investimento mínimo inicial (sem a taxa de franquia): R$ 110 mil

(quiosque), R$ 230 mil (loja de rua) e R$ 300 mil (loja de shopping)

Taxa de franquia: R$ 25 mil (quiosque) e R$ 40 mil (lojas de rua e shopping)

Capital de giro: R$ 18 mil (quiosque), R$ 16 mil (loja de rua) e R$ 30 mil (loja de shopping), valores já inclusos no investimento mínimo inicial indicado acima

Royalties: 5% sobre faturamento bruto

Fundo de marketing: 3% sobre faturamento bruto

Número de lojas: 3

Área mínima de uma unidade: de 8 a 16 m² (quiosque) e de 35 a 60 m² (lojas)

Número de funcionários por unidade: 5

Faturamento médio: R$ 60 mil

Lucro líquido: de 15% a 22%

Prazo de retorno do investimento: de 24 a 36 meses

Regiões de interesse: Estado de São Paulo. Em 2014, também Rio de Janeiro e Brasília

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