Se algum desastre afetasse o funcionamento dos satélites que espalhamos pela órbita da Terra, a capacidade de fazermos praticamente qualquer coisa seria profundamente prejudicada. Como explica o io9, nossas comunicações, serviços de localização, previsão do tempo e até mesmo transações bancárias dependem de satélites, e, sem eles, estaríamos perdidos – ao menos por um tempo.
Claro, isso depende um pouco de quantos e como os satélites são prejudicados. Em caso de destruição completa, poderíamos levar décadas para reconstruir a rede atual de satélites. Se apenas um ou outro for afetado, teríamos problemas com um ou outro serviço. Mas vamos considerar mais o primeiro cenário (de destruição total) para lembrar como os satélites são cruciais para nossa vida moderna.
Pode parecer um exagero imaginar um mundo catastrófico sem satélites, mas não é: em 1998, um problema em um satélite deixou o mundo um dia inteiro sem sinal de pager. Não usamos mais pagers atualmente, é verdade, mas usamos cada vez mais coisas que dependem da existência desses satélites.