“Curadoria de conteúdo é o processo de triagem através de vastas quantidades de conteúdo na web e apresentá-las de uma forma significativa e organizada em torno de um tema específico. Curadoria de conteúdo é organizar, filtrar e fazer a informação da web fazer algum sentido”. Beth
Estamos na era do conteúdo abundante, onde o encontramos em todos os lugares e fontes. Blogueiros produzem conteúdo, fotográfos no Flickr, posts no Facebook, publicações no Tumblr e Pinterest etc. Hoje se vê, lê e ouve conteúdo por todos os lados. Somos livres na forma de produzi-lo através de celulares, notebooks, câmeras digitais, iPads, câmeras digitais. As pessoas gostam de compartilhar, informar, contar o que estão fazendo, onde estão. É nesse contexto que as pessoas e marcas precisam de habilidade para fazer uso oportuno e eficaz dessas informações.
Aqui entra o rei, (explicado no vídeo abaixo pela empresa Percolate, em NY): content curation ou curadoria de conteúdo é a habilidade de encontrar e organizar informações que realmente importam. O trabalho é feito por profissionais e envolve o filtro, classificação e organização de informações relevantes que são colocadas em um contexto organizado a serem compartilhadas para sua comunidade.
“Curadoria surge quando a busca pára de funcionar… [e] quando as pessoas percebem que não é apenas sobre a busca de informação, mas também sobre a sincronização deuma comunidade”. Clay Shirky
Curadoria de conteúdo não é simples. Para ter sucesso como curador, você precisa se organizar diante de tanto conteúdo disponível. Concordam? E não existe um manual com a melhor forma de se fazer, existem dicas, questionários a serem respondidos, ferramentas que podem ajudar na organização do conteúdo e mais dicas. Além disso, Harold Jarche demontra no quadro abaixo os 3S’ da Curadoria de Conteúdo: Seek, Sense, Share.
Robin Good também fornece muito conteúdo bom e fez um uma check list de atividades que podem ser incorporadas no trabalho para aumentar o valor do que você está produzindo e criando:
• Otimização;
• Edição;
• Formatação;
• Selecionar;
• Escrever;
• Classificar;
• Links;
• Personalizar;
• Filtrar;
• Sugestões;
• Pesquisas;
• Recomendação;
• Crowdsources.
• Edição;
• Formatação;
• Selecionar;
• Escrever;
• Classificar;
• Links;
• Personalizar;
• Filtrar;
• Sugestões;
• Pesquisas;
• Recomendação;
• Crowdsources.
Depois de tanto ler sobre o assunto, chego a conclusão de que não existe a melhor forma de trabalhar com curadoria. Cabe única e exclusivamente ao curador encontrar a melhor forma de trabalhar, organizar tópicos e as dicas, compilar ideias e transformá-las em relevantes, da maneira que achar melhor, organizando o seu tempo e sua atenção.
Já entendeu que diante de tanta informação não basta apenas monitorar, correto? A curadoria de conteúdo se destaca e seu trabalho não é mais produzir conteúdo, e sim dar sentido ao que já existe. Trazer o que é relevante para satisfazer os grupos e pessoas que buscam pelo conteúdo ideal. Já chegamos em uma nova era de conteúdo. Fiquem ligados!
Por Clarissa Motta, publicitária. @titamotta
Via RSS de Blog Mídia8!
Comente este artigo