X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

O que é curadoria de conteúdo?


“Curadoria de conteúdo é o processo de triagem através de vastas quantidades de conteúdo na web e apresentá-las de uma forma significativa e organizada em torno de um tema específico. Curadoria de conteúdo é organizar, filtrar e fazer a informação da web fazer algum sentido”. Beth

Estamos na era do conteúdo abundante, onde o encontramos em todos os lugares e fontes. Blogueiros produzem conteúdo, fotográfos no Flickr, posts no Facebook, publicações no Tumblr e Pinterest etc. Hoje se vê, lê e ouve conteúdo por todos os lados. Somos livres na forma de produzi-lo através de celulares, notebooks, câmeras digitais, iPads, câmeras digitais. As pessoas gostam de compartilhar, informar, contar o que estão fazendo, onde estão. É nesse contexto que as pessoas e marcas precisam de habilidade para fazer uso oportuno e eficaz dessas informações.

Aqui entra o rei, (explicado no vídeo abaixo pela empresa Percolate, em NY): content curation ou curadoria de conteúdo é a habilidade de encontrar e organizar informações que realmente importam. O trabalho é feito por profissionais e envolve o filtro, classificação e organização de informações relevantes que são colocadas em um contexto organizado a serem compartilhadas para sua comunidade.

“Curadoria surge quando a busca pára de funcionar… [e] quando as pessoas percebem que não é apenas sobre a busca de informação, mas também sobre a sincronização deuma comunidade”. Clay Shirky

Curadoria de conteúdo não é simples. Para ter sucesso como curador, você precisa se organizar diante de tanto conteúdo disponível. Concordam? E não existe um manual com a melhor forma de se fazer, existem dicas, questionários a serem respondidos, ferramentas que podem ajudar na organização do conteúdo e mais dicas. Além disso, Harold Jarche demontra no quadro abaixo os 3S’ da Curadoria de Conteúdo: Seek, Sense, Share.

Robin Good também fornece muito conteúdo bom e fez um uma check list de atividades que  podem ser incorporadas no trabalho para aumentar o valor do que você está produzindo e criando:
 Otimização;
 Edição;
• Formatação;
 Selecionar;
• Escrever;
• Classificar;
• Links;
 Personalizar;
• Filtrar;
• Sugestões;
• Pesquisas;
• Recomendação;
 Crowdsources.

Depois de tanto ler sobre o assunto, chego a conclusão de que não existe a melhor forma de trabalhar com curadoria. Cabe única e exclusivamente ao curador encontrar a melhor forma de trabalhar, organizar tópicos e as dicas, compilar ideias e transformá-las em relevantes, da maneira que achar melhor, organizando o seu tempo e sua atenção.

Já entendeu que diante de tanta informação não basta apenas monitorar, correto? A curadoria de conteúdo se destaca e seu trabalho não é mais produzir conteúdo, e sim dar sentido ao que já existe. Trazer o que é relevante para satisfazer os grupos e pessoas que buscam pelo conteúdo ideal. Já chegamos em uma nova era de conteúdo. Fiquem ligados!

Por Clarissa Motta, publicitária. @titamotta

a vZjlHoMtvY

Via RSS de Blog Mídia8!

Leia em Blog Mídia8!

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot