A visibilidade em casa é importante para quem usa o Facebook, desde a administração de uma página, grupo ou simplesmente um perfil. Estar presentes entre as notícias mais populares é fundamental para ter o máximo de visibilidade dentro de qualquer rede social.
O NEO – Networking Engine Optimization é semelhante ao SearchEngine Optimization, ou SEO, em que o propósito é “otimizar” o conteúdo para obter melhores resultados. No SEO, você está atrás de um melhor posicionamento nos mecanismos de busca. No caso do NEO, a intenção é ter uma melhor visibilidade para o seu conteúdo.
Mas, como otimizar o seu conteúdo para a Facebook? Bem, isso é uma boa pergunta… Semelhantemente ao algoritmo do Google, o Facebook é praticamente um desconhecido. Vamos dar uma olhada no que consegui aprender até agora.
Há algumas variáveis para tentarmos desmistificar essa equação:
- Fãs ativos – O número de fãs que têm escrito em sua página, ou, de alguma forma, interagido com suas mensagens (curtir, comentários ou ações).
- Interações – Um total de todas as interações (curtir, comentários ou shares).
- Qualidade do conteúdo – Um sistema de pontuação de 5 estrelas com base na porcentagem de seus fãs que se envolvem quando você posta algum conteúdo. O número de estrelas é feito para comparar a qualidade da sua página com páginas que são semelhantes (aproximadamente o mesmo número de fãs).
- Afinidade(Considerado um dos fatores principais)– O relacionamento com o usuário que criou a mensagem. Quantas interações você teve com seus amigos entre os amigos dos seus amigos (ou página) e você.
- Peso e importância (Considerado um dos fatores principais)– A quantidade de interações com o conteúdo. Ou seja, os mais “clicados”, “curtir” em “share” ou comentários – este conteúdo será exibido no mural.
- Tempo(Considerado um dos fatores principais)– A vida do conteúdo, quanto mais velho menos relevante é. Uma vez que esse conteúdo tenha sido postado em um período de até 30 horas, a probabilidade de que esse conteúdo saia da página “Notícias” é muito maior. (Apesar de que existe conteúdo de até 5 dias que aparecem nas principais noticias. Não sei o motivo, mas foi isso que já observei em meu mural.
Em última análise, o newsfeed não é apenas uma rolagem de notícias, mas é um terreno para conquistar.
Coisas básicas até agora?
Agora, aqui está o problema… Se você não criar um conteúdo que seja um “Killer” provavelmente seu conteúdo não será visto, porque o Facebook não está mostrando apenas pessoas, a menos que clique em “mais recentes” para ver tudo.
Aqui vão algumas sugestões de como você pode obter uma melhor interação com seus posts:
- Certifique-se que suas mensagens são relevantes para seus amigos e fãs.
- Mensagem com conteúdo atraente – fazer perguntas, criar polêmica, mostrar alguma emoção!
- Mensagem de forma consistente e com frequência, mas não a ponto de ser chato.
- Mensagens sobre algo relevante e interessante
- Usar fotos e vídeo (não abusar)
- Incentivar a interação sem ser intrusivo
- Faça perguntas e não deixe de responder
- Use o Open GraphProtocol em seu site porque nem todas as interações ocorrem no Facebook.
- Promova a suas páginas / perfis também off-line.
- Mantenha um diálogo real com outros usuários.
- Insera imagens ou links nas atualizações.
Em poucas palavras, a ideia do NEO é estudar como o Facebook determina a relevância, e assim entendermos melhor como otimizar as nossas estratégias de marketing.
Via RSS de Blog Marketing Digital 2.0
Leia em Blog Marketing Digital 2.0