Ontem, durante o Google I/O, conhecemos uma nova linguagem de design chamada Material Design. É o primeiro manifesto de design do Google, e dentro dele está uma mensagem sobre como a empresa vê seus usuários interagindo com tudo, de relógios a carros. Eis como decodificá-la.
Como vai ficar o Android
Vamos começar com o que podemos ver: a equipe de design do Google definiu uma série de regras para como os apps devem ser. Isso inclui simplificar a padronizar o layout gráfico do Android, desde a criação de uma ferramenta de seleção de paleta que puxa cores do conteúdo de um app, até atualizar a fonte gratuita Roboto criada pelo Google, que agora é mais limpa e clara em uma gama maior de dispositivos.
Isso também inclui definir uma grade padrão, que é algo mais importante do que você imagina. O Material Design não será usado apenas em smartphones retangulares e telas de tablets. Ele será usado também para telas circulares de relógios. E até por óculos. Então criar uma grade que dita o espaço em diversas formas e tamanhos é absolutamente essencial para criar apps que sejam legíveis em qualquer lugar.