Dê uma olhada para sua mesa. Ela está cheia de papéis ainda não lidos? Decorada com fotos da família? Você possui brinquedos e enfeites que te ajudam a pensar? A maneira com que você organiza e até decora sua mesa pode dizer muito sobre você.
Nos escritórios nós geralmente planejamos nosso espaço para comunicar nossos objetivos, atitudes e valores. Como um empreendedor, a mesa de trabalho dos seus funcionários pode ajudar você a compreendê-los melhor e a motivá-los mais. “Pessoas querem ser conhecidas”, afirma Sam Gosling, psicólogo e professor da Universidade de Texas, em Austin. “Você se torna mais saudável, mais feliz e mais produtivo quando as pessoas te conhecem de verdade.”
Observe a mesa de seus colegas de trabalho, como eles usam o espaço? Quais objetos pessoais podem ser encontrados lá? “É importante procurar por temas”, acrescenta Gosling. Dê foco a objetos que parecem mais constantes e permanentes.
Nadia Goodman, do site de empreendedorismo Entrepreneur, juntou algumas dicas para encontrar o que há de mais marcante no ambiente de trabalho e o que elas revelam sobre a personalidade de cada um.
1. Uma mesa organizada diz que… você é pontual e pouco autônomo.
Pessoas com escrivaninhas organizadas tendem a ser mais conscientes, o que significa que elas são confiáveis. São geralmente orientadas por suas tarefas e terminam seus trabalhos no prazo certo. “Quando entro em um ambiente de trabalho, procuro por um calendário”, diz Gosling, já que um calendário atualizado é mais um sinal de uma pessoa organizada.
Ter uma mesa bagunçada não é necessariamente ruim (pessoas criativas geralmente possuem mesas assim), mas outros podem julgá-las errado. “Quando encontram uma escrivaninha bagunçada, tendem a pensar que a pessoa cria polêmicas e discorda muito, o que não é sempre verdade”, explica Gosling.
2. Objetos diferentes significam que.. você tem criatividade e é aberto a novas experiências.
Pessoas que decoram suas mesas com peças inéditas de arte ou uma variedade de enfeites quase sempre são abertas a novidades, elas abraçam novas ideias e têm criatividade.
Agências inovadoras, como algumas de publicidade ou startups, atraem pessoas com criatividade e estimulam seus funcionários a exibir suas personalidades. Por exemplo, algumas agências proporcionam crédito em sites de compra para que os funcionários decorem suas mesas. Nesses lugares é possível encontrar uma coleção esquisita de robôs, polvos de pelúcia e máquinas de escrever.
3. Pôsteres motivacionais e mensagens de inspiração podem significar que você é um pouco neurótico.
Quem enche a mesa com declarações que inspiram é tipicamente um pouco neurótico. “Mensagens assim representam uma forma psicológica de emocionalmente equilibrar pessoas ansiosas”, esclarece o psicólogo americano.
Se você pregou alguns desses pôsteres, não se preocupe, nem sempre eles passam essa má impressão. Pessoas mais neuróticas são na maioria das vezes muito bem-sucedidas no trabalho, e as frases escolhidas por elas transmitem seus valores.
4. Um espaço aconchegante e convidativo pertence a pessoas extrovertidas.
Aqueles com escritórios particularmente acolhedores – inclusive de portas abertas, com cadeiras confortáveis ou até potes de doces – tendem a ser muito sociáveis. Ao criar um espaço atraente, eles mostram aos outros que são receptivos e recebem muito mais visitas do que os tímidos.
Sociabilidade pode traçar um caminho para promoções e novas oportunidades. Quem é tímido pode tentar dar um toque de conforto em seu espaço. “É possível aprender a exercitar a sociabilidade, apesar de ser difícil ser tão agradável quanto as pessoas que são biologicamente extrovertidas”, acrescenta Gosling.