Michael Jordan? Muhammad Ali? Maguila? Calma, cara. O atleta mais incrível da história trabalha para a NASA. Conheça o gigantesco robô de seis pernas que pode dar saltos em um asteroide. Tiger Woods ficou para trás.
O robô que você vê no vídeo acima é um modelo de meia escala do veículo que a NASA quer enviar em uma missão humana para a Lua. Meia escala. Esse treco tem 4 metros de altura. Ele está nu no vídeo (safe for work, é um robô), mas terá uma bela carga pesada em suas costas quando for lançado. Ele provavelmente carregará uma tonelada de ferramentas e equipamentos, e até mesmo poderá ter espaço temporário para um ou dois viajantes espaciais. Trata-se de um mutante lunar, um gigantesco inseto robô, e ele é bem incrível.
As rodas do Athlete são desenvolvidas para o que é chamado de terreno benigno — ou solo lunar plano, normal, sólido, sem muitas rochas. Normalmente, um veículo com este tamanho e peso (ele tem cerca de 2.250 quilos e pode carregar até 14.500 quilos) precisaria de rodas bem maiores e grossas para impedir que ele afundasse na areia fofa. Mas rodas maiores requerem motores maiores, o que requer mais peso, mais força e mais dor de cabeça. Os engenheiros que desenharam o Athlete desviaram de tal problema. Literalmente. Ao colocar as rodas em pernas articuladas, ele é capaz de desviar de pedras maiores, ou sair da areia. Com isso, ele pode ter rodas e motores menores, o que o deixa bem mais ligeiro. Os braços que levam o robô são os mesmo braços que fazem o trabalho minucioso, como perfurar algo e recolher amostras. Os motores que movem as rodas são os mesmo que ativam as ferramentas. Genioso assim.