Entenda como as mudanças na comunicação e nos hábitos dos consumidores colocam a última pá de terra sobre o RP como conhecemos
O RP, no sentido tradicional que conhecemos está morto. Este tipo de declaração faz muitas pessoas, especialmente os profissionais, ficarem muito nervosos.
Não deveriam. A maioria das pessoas que acompanham as tendências ao longo dos últimos anos já sabiam disso.
É hora de lamentar o falecimento e celebrar o futuro…
O futuro é um conglomerado ainda não definido de relações públicas, estratégia digital, relações com a mídia, marketing e engajamento (ou envolvimento direto), que inclui tudo que você possa imaginar: desde as conferências tradicionais até webinars.
Alguns profissionais estão tendo a difícil tarefa de entender como conceituar esse novo trabalho, que muitos chamam de Comunicação Conectada.
Pense na maneira como você está lendo este artigo agora. Algumas pessoas estão lendo do computador, enquanto um número cada minuto maior de pessoas estão lendo através de smartphones ou tablets.
Algumas pessoas podem imprimir esse artigo e compartilhá-los, outros apenas curtem no Facebook, tuitam ou compartilham em alguma mídia social (temos tantas ainda: Pinterest, LinkedIn, Google+, além dos já mencionados Twitter e Facebook).
Estamos presenciando uma forma de consumo de mídia que era experimental há alguns anos atrás e não existente quando muitas empresas abriram a suas portas há alguns anos atrás.
Nós todos estamos ouvindo a música chamada mídias sociais e vendo as pessoas dançarem essa nova música. Frases como “o mundo está mudando”, já ficaram ultrapassadas.
A verdade é que a maioria das mudanças têm impactado apenas no potencial de uma mensagem e nos diferentes públicos que ela pode alcançar.
Quando se trata de sua empresa, a mensagem ainda é o rei – nesse caso, a rainha
Portanto, se a mensagem é a rainha, então por que estamos afirmando que o RP está morto? Não seria o canal do RP que estaria morto?
Na maioria dos casos sim, mas é apenas uma pequena parte das mensagens da empresa que estão concentradas no RP hoje.
Devido a esse novo mundo de compartilhamento de informações e fragmentação da audiência é importante que o serviço de mensagens, publicidade, mídia, embalagens de produtos, memorandos internos e externos, sejam consistentes entre si.
Muitas empresas ainda estão divididas com o marketing, relações com a mídia e as pessoas raramente conversam uma com as outras, especialmente quando o assunto é colaboração.
Todas essas áreas diferentes estão agora realmente ligadas, e interligadas. A mensagem precisa ser consistente de ponta a ponta.
Vamos dar uma olhada em como a sua mensagem pode ser consumida : uma mensagem de publicidade pode pedir a alguém para fazer uma pesquisa no Google, que encontrará o seu produto, porque seu website foi devidamente otimizado para os buscadores – e os comunicados de imprensa ajudaram a obter e manter o ranking.
Essa pessoa se inscreve em um webinar usando a mesma linguagem encontrada no anúncio, mas a uma maior profundidade e depois compartilha a descoberta com algum colega.
No final do dia, uma discussão irrompe a sala de reuniões e alguém diz que ouviu sobre esse problema no webinar da empresa X e que talvez fosse útil fazer uma ligação.
Esta é a maneira com que as pessoas consomem mídia no mundo de hoje
Não acontece sempre nessa ordem e, na verdade cada interação é única, com um grão de areia em meio ao deserto: nenhum é igual. Qualquer uma dessas pessoas poderia ter visto o seu CEO no programa Today, ou encontrado na web.
Eles poderiam também ter lido um artigo que analisa a sua empresa na Forbes ou conheceu um de seus executivos em um trem. Todos esses cenários são possíveis e é por isso que é importante que a linguagem das mensagens que você usa seja consistente entre todos os canais.
Tudo e todos estão conectados e é por isso que existe a necessidade de criar a Comunicação Conectada, uma abordagem que combina o melhor dos meios de comunicação tradicional, o envolvimento direto, o marketing e as estratégias digitais em retornos mensuráveis para seus objetivos de negócio.
Então, se você é um profissional de RP que está lendo isso, dê ao seu profissional de marketing uma aliança. Se você é uma pessoa de comunicação, contate a sua pessoa estratégia.
Se você é um CEO e está lendo isso, por favor convoque uma reunião com todos os executivos para garantir uma mensagem concreta e relevante que será utilizada em toda a empresa.
Não se preocupe se você não sabe como começar: basta começar. Até porque, daqui a pouco teremos a missa de sétimo dia.
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Este artigo foi adaptado do original, “PR is Dead”, da revista Forbes.
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