Página do ator Tom Hanks no WhoSay
Tom Hanks já aderiu. Jim Carrey, Kevin Spacey, John Cusack, Evan Langoria, Spike Lee e Enrique Iglesias também entraram na nova onda. Todos eles podem ser encontrados nas páginas da WhoSay, o mais novo fenômeno das redes sociais nos EUA. Trata-se de uma espécie de Twitter para celebridades: é um serviço fechado, onde apenas os assinantes – sempre personalidades famosas – podem postar. Para os outros mortais, resta o prazer de conferir fotos e vídeos inéditos e fazer comentários, muitas vezes respondidos pelos próprios artistas.
O site oferece várias vantagens para os famosos. Antes do surgimento do WhoSay, artistas podiam colocar suas fotos no Twitter, usando serviços como Twitpic, Yfrog ou Plixi. O problema é que, depois de postadas, as fotos passavam a ser propriedade desses sites, que podiam reproduzi-las à vontade e usá-las para vender anúncios. Com o novo serviço, o artista retém os direitos sobre as imagens e vídeos postados, que não podem ser reutilizados sem sua permissão. O público também sai ganhando, já que não sofre mais com fake posters (pessoas que se fazem passar por celebridades no Twitter) e tem à sua disposição um material exclusivo, de alta qualidade. Detalhe: o acesso às fotos e vídeos geralmente acontece por meio de um link fornecido pelo próprio artista, em sua página no Facebook, ou no Twitter.
O WhoSay existe desde o ano passado, mas só agora ganhou destaque na mídia. A startup, que tem escritórios em Los Angeles, Nova York e Londres, conta com apenas 15 funcionários, de acordo com Steve Ellis, seu diretor executivo. Entre os investidores, estão a Amazon e a Creative Artists. Por enquanto, não revelam números. “Queremos mudar o modo como as celebridades se comportam online”, disse Ellis em entrevista ao New York Times. “Fornecemos um serviço inédito: garantimos a artistas e personalidades em geral o controle sobre a sua presença no mundo digital.”