A ganância é endêmica e desenfreada tanto para muitos políticos como para muitos líderes empresariais cuja finalidade é apenas aumentar lucros, fazendo os recursos (o ar, o mar, a terra) se esgotarem, deixando os pobres cada vez mais pobres. Pensando nisso, a obra reflete um vibrante e acentuado afastamento da maneira tradicional de se fazer negócios, quando o lucro financeiro era o fator determinante; a mensagem do autor é simples: a forma convencional de fazer negócios não está mais funcionando. A visão de futuro de Branson é apresentada em configuração nada sutil: sua proposta é virar o capitalismo de cabeça para baixo, revolucionar nossos próprios valores e não olhar apenas para nosso próprio umbigo. Repleta de histórias inspiradoras, o livro pretende criar mais do que apenas negócios, ajudando a pensar de diversas formas sobre como essas transações podem contribuir plenamente para a sociedade.
“A forma como tratamos o mundo é um reflexo de nossa humanidade, nossa inteligência, nossa consciência e, em última análise, de nossa própria sobrevivência. A maneira como coexistimos com o ambiente, fortalecemos sociedades frágeis e apoiamos populações vulneráveis é a base de um futuro sustentável – dos negócios ou de qualquer outra espécie. O modo como protegemos e aproveitamos nossos recursos naturais e humanos é a maior “grande fronteira” que enfrentaremos na vida. Se agirmos corretamente (o que podemos e devemos fazer), essa nova fronteira nos impulsionará para um novo estilo de vida, muito mais harmonioso com a natureza e próspero para todos.”
Ouse: Fazer o bem – Se divertir – Ganhar dinheiro
Richard Branson – Editora Saraiva – R$ 39,90