O artigo de hoje foi escrito por Kleiton Fontes, da Templum, uma consultoria online para pequenas empresas
A cada ano, 460 mil novas empresas são criadas no Brasil. Esse número pode parecer muito abstrato para você e para a sua realidade, isso é normal, afinal, vivemos em um país de aproximadamente 9 bi de m².
Você pode falar também que a sua atuação é somente regional ou local – e, consequentemente, os números macros não têm tanta relevância. Independente disso, a base para a sustentabilidade financeira do seu negócio e o sucesso do seu empreendimento está diretamente ao conhecimento de mercado.
Mercado regido pela lógica da OFERTA e da PROCURA. OFERTA é referente à quantidade de fabricantes, fornecedores, produtos disponíveis no mercado; enquanto PROCURA é relacionado à demanda do mercado, isto é, a quantidade de clientes potenciais que tem a necessidade de adquirir o produto que a sua empresa fornece.
A lógica é simples. Quanto maior a OFERTA, maior é a dificuldade de você agregar valor (diferenciar-se) no mercado. Isto é, o cliente precisa dos seus produtos, mas ele terá muitas outras empresas para comparar com os seus.
Agora, com PROCURA ALTA e POUCA OFERTA, você tem algo exclusivo na mão e, consequentemente, não precisa nivelar o seu produto pelo critério preço.
Para sair da guerra de preços, sua empresa precisa inovar
Vendo por essa perspectiva, fica óbvio que para a sua empresa sair da guerra de preços e do leilão dos clientes, será necessário INOVAR. Isto é, diferenciar-se, tornar a qualidade do seu produto/serviço evidente a ponto do seu cliente enxergar claramente que o valor cobrado é secundário, pois ele terá grandes benefícios ao adquirir da sua empresa.
E como inovar? O primeiro passo é conhecer muito bem o mercado e concorrência
E, para inovar, será necessário ter conhecimento de mercado e principalmente da sua concorrência. Uma das etapas do Planejamento Estratégico é analisar a sua concorrência de forma criteriosa e objetiva.
Além disso, o Planejamento Estratégico também passa pela etapa oportunidades – etapa na qual é possível analisar e localizar nichos e segmentos de mercado que possuem demandas reprimidas. Isto é, atuar em um mercado específico onde você conseguirá inovar e conseguirá agregar valor ao seu produto.
Alguns exemplos:
Vou citar abaixo três casos reais, de micro e pequenas empresas que olharam para o mercado e viram que poderiam reposicionar o negócio.
1 – FCA Brasil: câmaras de vácuo
Veja o caso da FCA Brasil que atua no mercado de caldeiraria.
Agregou valor ao desenvolver câmaras de Vácuo (equipamentos que tem a função de criar vácuo nas redes de tubulações). Os clientes vão de universidades privadas e públicas até multinacionais.
Existem muitas calderarias, mas especializada em câmaras de vácuo são poucas, e a FCA Brasil é uma delas.
2 – Twinpeaks: salgados personalizados
Outro caso exemplar é o da Twinpeaks, que atua no mercado alimentício.
Diferenciou-se da concorrência ao oferecer ao mercado de salgados personalizados conforme a necessidade do cliente. Seus clientes vão de supermercados locais até grandes grupos como Ambev e Pão de Açúcar.
3 – Fôrma de Pudim: produto único, insuperável
Vale citar também a Fôrma de Pudim, que atua no mercado de doces.
Destacou-se ao especializar-se em um único produto (pudim) e, ao resgatar uma receita da vovó, tão saborosa que ao degustar um pedaço, lembranças de infância vêm à tona.
Conclusão: O que todas estas empresas têm em comum?
Todas estas empresas estão inseridas em nichos de mercado ALTAMENTE rentáveis e lucrativos.
E você? Quando foi a última vez que você fez um estudo e análise aprofundada de mercado?
De que forma a sua empresa agrega valor aos seus produtos e serviços a ponto de o consumidor decidir pela sua empresa e não pelo concorrente?
Para ajudar os micro e pequenos empresários a obter sucesso nestas etapas, a Templum Consultoria Online acaba de lançar a implementação de Planejamento Estratégico.
A Templum vai te ajudar a criar e a implementar o plano estratégico no seu negócio da melhor forma possível.
Veja mais aqui.
Abraços,
Kleiton Fontes
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Sobre o autor: Kleiton Fontes é publicitário pela IELUSC – Joinville (SC), possui experiência de mais de 10 anos nas áreas de marketing e planejamento estratégico adquirida em empresas como Rhodia e ArcelorMittal. Atua pelo SEBRAE (em parceria com o CNPq) como Agente Local de Inovação, na região de Campinas (SP) e como desenvolvedor do produto Planejamento Estratégico da Templum Consultoria Online.
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