Se você lembra daquele dispositivo bluetooth que projetava um teclado em superfícies planas, provavelmente já sabe que a ideia de usar projeção para interagir com gadgets não é exatamente nova. Esse conceito, no entanto, precisa ter um apelo interessante para ser adotado e é justamente por isso não vemos esse teclado projetor por aí. Mas o braço de pesquisas da Microsoft mostrou em uma convenção essa semana um conceito parecido e que parece ter bem mais apelo. Ele se chama OmniTouch.
O sistema, que usa uma câmera e projetor com formatos parecidos com o do Kinect, tem capacidade para projetar uma interface em partes do corpo e qualquer outra superfície e detectar onde há interações com ela. Além disso ela também dispensa a necessidade de calibração: em qualquer local em que for projetada a interface, será possível rastrear toques, incluindo até mesmo ações multi-toque. Veja o vídeo abaixo que demonstra com mais detalhes do que o sistema é capaz.
As aplicações são várias, mas a mais legal mesmo (ao menos pra mim) é poder fazer ligações sem precisar tirar o celular do bolso. E com isso poder se sentir dez anos no futuro, enquanto as pessoas ao seu redor ainda teclam nos seus arcaicos aparelhos de telefone. Mesmo tendo uma câmera-papagaio no ombro.
Com informações: WinRumors.
Artigos relacionados:
- OLPC XO ganha novo processador e tela sensível ao toque
- Kitara, a guitarra com tela sensível ao toque no lugar das cordas
- QUE: leitor de livros digitais com tela sensível ao toque
OmniTouch transporta tela sensível ao toque para qualquer superfície