Aproveitando que a Google anunciou uma prévia do seu SDK de Fitness, o Google Fit, e que a Apple está prestes a entrar de cabeça nesse mercado com seu poderoso Healthkit, vamos falar dos dispositivos vestíveis, os Wearable Devices.
Com certeza os Wearables Devices possuem um enorme potencial de mercado, serão a próxima corrida do ouro e muitas startups vão nascer milionárias da noite para o dia, como o caso da Pebble. Entretanto, muitos analistas de mercado estimam que não veremos grandes números em vendas como estamos vendo com os smartphones e tablets.
De acordo com o consultor da Park Associates, Harry Wang, por volta de 2018 haverá 120 milhões de Smart Watches sendo vendidos. Bem menos que os smartphones – em 2013 venderam um bilhão de unidades. É visível que essa nova tendência tem que vencer alguns desafios pela frente. Alguns deles:
- Segundo pesquisa da empresa Endeavour Partners, um terço dos consumidores perdem interesse em seus Wearables depois de seis meses após a compra.
- Os dispositivos vestíveis mais comuns são para Fitness. Entretanto, quase metade do mercado americano não pratica nenhum tipo de exercício.
- Alguns produtos competem com outros já estabelecidos. Como a decisão de um executivo em usar um Rolex ou um Smartwatch.
O CEO da pulseira Fitbit, James Park, afirma que seus consumidores, em média, estão acima do peso ideal. Portanto, James acredita que os dispositivos vestíveis devem trabalhar para mudar comportamentos e hábitos. A Fitbit está alinhada com o pensamento de especialistas.
Especialistas concordam que o engajamento dos usuários com os dispositivos vestíveis acontece quando o dispositivo não só apresenta somente dados como passos, calorias, pedaladas, etc, mas quando conseguem abordar rotinas e moldar a criação de novos hábitos.
Em suma, se sua startup quer investir nessa tendência, ótimo. Você estará investindo em um mercado potencial. Mas, conheça seus desafios, seus concorrentes diretos e indiretos e foque no engajamento.
Imagem: Wearable device concept of digital watch, hand drawing. via Shutterstock
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