Houve uma época, em um passado bastante distante, em que o sonho de muitas pessoas era se tornarem professores. Com o passar dos anos, entretanto, a desvalorização da classe profissional atingiu proporções tão absurdas em questão de salários e até mesmo respeito dentro da sala de aula, que tornou-se raro alguém que realmente sonha em se tornar um professor. E isso não é uma particularidade do Brasil, mas algo comum em diversos países, inclusive no Reino Unido.
Para incentivar estudantes a se tornarem professores, a National College for Teaching & Leadership (NCTL), um braço executivo do Departamento de Educação britânico, encomendou uma campanha à agência FCB Inferno. O resultado é Your Future | Their Future, uma tentativa de falar sobre os benefícios existentes em torno da profissão, que se refletem tanto na vida de quem ensina quanto na de quem aprende.
Com produção da Tomboy Films, o comercial conta com a participação de um professor e alunos reais, e mostra o mestre caminhando por salas de aula, biblioteca, quadras e outros espaços de uma escola, questionando o espectador sobre o que faz um bom professor, tentando convencer de que há diversas recompensas, sejam elas intangíveis, quanto inspirar um estudante, sejam elas práticas, quanto incentivos tributários para atualização.
O discurso é bacana e tem um forte apelo. Mas será que é o suficiente, quando tanta coisa ainda precisa mudar no sistema educacional de forma geral?
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie