O Google revelou hoje uma lista com os 10 anúncios brasileiros mais populares no YouTube em 2012
Foram considerados vídeos publicitários com upload feito durante o ano. E se você condena as opções popularescas da agência Africa, prepare-se para xingar muito no Twitter. Dá pra dizer que sete contam com a participação de celebridades.
Também vale notar que, grande parte, se não todos os comerciais, contaram com apoio de mídia dentro do YouTube, como o formato TrueView. Confira a lista abaixo, por ordem de popularidade, com quantidade de views e agência responsável:
1. Vai amarelar? Ou vai de Gillette?
(20 milhões de views, Africa)
2. Bebê – Sem papel
(15 milhões/views, Africa)
3. Vai Amarelar? Ou vai de Gillette? O RETORNO
(13 milhões/views, Africa)
4. Budweiser: The Great Preparation
(11 milhões/views, Africa)
5. Strip da Gisele
(10 milhões/views, Africa)
6. Cenas inéditas da transformação da Xuxa
(10 milhões/views, Wunderman)
7. Nextel – Protagonistas da minha história
(10 milhões/views, One)
8. Motorola RAZR™ i.
(9 milhões/views, Fbiz)
9. Reebok RealFlex
(8 milhões/views, DM9DDB)
10. Atchim & Espirro – A volta
(6 milhões/views, Africa)
Vídeos contaram com o apoio de mídia nos formatos do próprio YouTube
Vivan Bravo, especialista de produtos de publicidade para o YouTube na América Latina, revelou uma série de dicas para transformar vídeos em sucesso de audiência na internet. Nenhuma novidade, mas não custa lembrar:
Conte uma história – a melhor forma de passar uma mensagem é conquistar a atenção da audiência. Adicionar narrativa pode ajudar.
Engaje a comunidade – seja parte da conversa. Permita comentários no canal e nos vídeos e engaje os usuários com plataformas como Twitter, Facebook e Google+.
Crie conteúdo original – pense no tipo de conteúdo que já se provou como fórmula de sucesso online – vídeos de humor, séries curtas, etc.
Promova seus vídeos – considere as opções de mídia paga. Os anúncios de TrueView e Masthead do YouTube podem ser formas eficazes de atrair visualizações.
Seja claro e conciso – faça um título claro, uma descrição significativa e adicione boas palavras-chave como tag para que sua audiência encontre o vídeo com facilidade na busca.
Faça com que seja interativo – uma das vantagens da internet é que a audiência não apenas assiste passivamente, mas também participa, combinando o melhor da tecnologia e criatividade.