O Brasil só será um país de primeiro mundo quando tiver 20 cidades bombásticas e efervescentes como São Paulo.
Temos que trabalhar todos os dias para que o balanço do poder, oportunidades e concentração de renda que existe em São Paulo possam migrar para as outras regiões.
Estamos caminhando para isso, mas precisamos acelerar.
Os EUA tem Nova Iorque, Los Angeles, Chicago, Dallas, São Franciso, Seattle, Miami, e centenas de outros lugares com milhares de empresas bacanas, e centros de inovação e desenvolvimento todos bombando ao mesmo tempo.
Por que não podemos ter isso no Brasil?
Temos que ter.
Dezenas de iniciativas bacanas de Sebraes da vida, Microsoft, Intel, Endeavor, Universidades, e muitas outras organizacões estão transformando a cara de dezenas de lugares pelo Brasil, e transformando o presente do país.
Mas acima de tudo, independente de ajuda de fora, brazuca ou do governo, a iniciativa isolada e solitária de uma meia dúzia de corajosos empreendedores brasileiros demonstra que apenas com o nosso suor e neurônios conseguimos fazer história.
Eu quero mostrar agora para vocês uma série de web sites bacanas desenvolvidos e mantidos por pessoas que vivem e trabalham fora do eixo Rio-São Paulo e que bombam mais do que os seus similares paulistanos e cariocas.
Confira a história de uma turma que mesmo longe das grandes capitais, e teoricamente longe das “grandes idéias”, está puxando o país inteiro via internet.
Eu espero que a história dessa turma possa servir de inspiração para você que mora 5 mil quilômetros de distância da Avenida Paulista a mudar a cara da sua comunidade e do seu país.
A hora é agora, a internet está ai, e as oportunidades são iguais para todos.
1. Administradores.com.br. O web site sobre administração mais visitado do país não é da Editora Abril ou da Rede Globo. O web site mais visitado do país sobre “tudo que você precisa saber sobre administração” chama-se Administradores.com.br e fica na cidade de João Pessoa na Paraíba.
“Em 2000, ainda nos semestres iniciais do curso, tive a ideia de montar um website que servisse de apoio para professores e alunos de administração para o compartilhamento de informações e materiais acadêmicos. Logo vislumbrei que poderia ser algo maior, com a estrutura de portal, e com atuação nacional. Naquela época, a internet ainda estava engatinhando. Foi o tempo da quebradeira das pontocom, o que tornava qualquer iniciativa voltada a essa ambiente desacreditada e alvo de piadas. Nós, os que viviam na internet, éramos chamados de internerds, pra você ter ideia.
Mantive-me firme no propósito e criei o Administradores.com.br, começando primeiro com um grupo de discussão enquanto desenvolvia o projeto do portal. Tive uns contratempos e prejuízos com a primeira empresa que contratei para desenvolver, o que atrasou o lançamento do projeto em alguns anos. O site só foi ao ar mesmo no começo de 2004.
Com o propósito de contribuir com o avanço da Administração no Brasil, o Administradores logo foi conquistando uma legião de seguidores que foram (e são) os principais propagadores do site.” Leandro Vieira, fundador do Administradores.com.br
HOJE, o Administradores.com.br reúne mais de 240 mil usuários registrados e conta com uma audiência que chega a bater 3 milhões de visitas totais nos meses de pico. O faturamento do site vem de anunciantes nacionais e internacionais, como Visa, HSBC, Santander, Banco do Brasil, FGV, Insper, Fundação Dom Cabral, Ford, Fiat, Renault, Correios, Serasa, entre muitos outros.
Confiram um vídeo bacanoso que o Administradores fez para promover o portal junto a potenciais anunciantes.
Conheça o Administradores.com.br from Revista Administradores on Vimeo.
2. Dinheirama. Com mais de 14 mil comentários, 1.250 artigos publicados, 11 mil seguidores no Twitter, 50 mil visualizações de seus vídeos no YouTube, o Dinheirama foi eleito pelo Ibope como o “blog” mais relevante e influente da internet brasileira quando o assunto são as finanças pessoais.
Nem InfoMoney, nem Exame Dinheiro, nem o site do Santander, quem realmente troca idéias e faz a diferença para as pessoas que precisam de ajuda sobre finanças pessoais na internet é a turma do Dinheirama.
O Dinheirama surgiu em 2007 quando Conrado Navarro – fundador do Dinheirama – percebeu o incrível despreparo das famílias brasileiras em lidar com dinheiro e finanças pessoais. Através de uma linguagem simples e descomplicada, o Dinheirama responde as perguntas das pessoas – já são mais de 4.500 e-mails respondidos – e compartilha o conhecimento que coleta por todo o país.
Sabe onde fica o Dinheirama?
Em um pequena cidade de 90 mil habitantes do interior de Minas chamada Itajubá.
Enquanto os paulistanos estão comendo pão-de-queijo, a turma do Dinheirama está ensinando as pessoas a economizar e investir.
3. Comunicadores. O eixo Rio-São Paulo é sem dúvida nenhuma o grande eixo marketeiro do país. É aqui que estão as grandes agências de propaganda, empresas de mídia, comunicação, anunciantes, produtores, criadores, internet etc.
Entretanto, o principal portal de notícias e idéias sobre propaganda & comunicação da internet brasileira não fica aqui.
Os caras ficam em uma minúscula cidade do interior do Rio Grande do Norte localizada a 35 quilômetros de Natal chamada São José de Mipibu!
“O blog surgiu de forma despretensiosa em 2006, pois eu e uma professora minha achávamos que não existia um lugar onde podíamos ver todos os trabalhos das agências do Rio Grande do Norte.
Com isso, criamos o “Comunicadores de Plantão” para ser esse lugar. O problema foi a receptividade baixa da maioria das agências ao serem solicitadas a enviarem seus trabalhos. Apenas três enviavam, as demais desdenhavam OU achavam que se mandassem, as concorrentes podiam copiar ou fazer algo parecido.
Percebendo isso, até o começo de 2007 tínhamos esse foco de postar coisas do RN. Mas devido a esse problema de receptividade, decidimos expandir o conteúdo e falar de coisas do Brasil (em especial Rio/SP) e depois mundo – nosso foco hoje em dia. Pois aí sim, tínhamos material e conteúdo em quantidade e qualidade. Não que aqui no RN não tenha, mas infelizmente 95% é “varejão”.” Haendel Dantas, Editor Chefe do Comunicadores.com.br
HOJE, o Comunicadores tem 250,000 seguidores no Twitter e 45,000 curtidores na Facebook!
“O que me orgulha é saber que chegamos nesses números sem precisar usar de artimanhas como promoções de “seguir e RT” ou quaisquer outras. Acredito que o único segredo é: CONTEÚDO. Você sabe muito bem que se você tem um bom conteúdo em qualquer veículo, seja online/offline você tem sucesso.” Dantas, do Comunicadores.
(Continua depois… fique antenado)
Se você conhece alguém que merece fazer parte dessa lista, acrescente na área de comentários.
Via RSS de BizRevolution. Um Novo Olhar Sobre As Mesmas Coisas.
Leia em BizRevolution. Um Novo Olhar Sobre As Mesmas Coisas.