Um representante do governo dos EUA recentemente listou diversas maneiras que os EUA estão mirando a comunidade hacker chinesa como um todo. A lista inclui diversas coisas, desde sanções econômicas até banimento de hackers chineses que querem participar de conferências nos EUA. E isso já está acontecendo.
Segundo a Reuters, de “dez a doze cidadãos chineses tiveram o visto inesperadamente negado na semana passada ao tentarem participar de uma conferência na Space Foundation no estado do Colorado”. A conferência espacial parece algo superficial em um primeiro momento – elas costumam envolver um monte de painéis chatos e café ruim – mas as consequências são mais severas. O governo Obama considera usar restrições de visto para manter chineses fora dos EUA tanto em grandes conferências de hackers quanto acadêmicas. A comunidade hacker norte-americana considera a medida “terrível” e “racista”. E o governo pode fazer isso, mesmo que os visitantes chineses não sejam especificamente hackers.
A mais recente rodada da guerra cibernética ocorre bem uma semana após o FBI soltar pôsteres de “procura-se” para diversos hackers chineses, que são acusados de diversos crimes cibernéticos. Essas acusações vem após um longo período de ataques hackers contra grandes alvos norte-americanos, com o The New York Times. O governo dos EUA busca conversar para chegar a uma solução para a questão, mas até agora a China negou todas as acusações.
Até agora, parecia apenas uma ameaça, mas cidadãos chineses já estão sendo parados ao tentar entrar nos EUA, e isso deve começar a ocorrer com mais frequência. Esse problema dos hackers não deve se resolver sozinho. [WSJ via Reuters]
O post Os EUA estão impedindo a entrada de chineses que parecem hackers apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.