Quer dizer, então, que você teve uma ideia brilhante e resolveu montar uma startup? Pois você sabe quais são os requisitos básicos para que seu projeto seja um sucesso? Neste artigo publicado no Venture Beats, Tod Whipple, empreendedor e fundador do StartupAddict.com, fez uma boa analogia entre algumas características necessárias na hora de montar uma empresa e uma receita de comida. Portanto, vale pena conferir os ingredientes necessários que sua startup deve ter para que dê certo. Olha só que bacana:
– Uma xícara de equipe (misture bem): seu time será uma das partes principais do seu negócio. É preciso ir além do currículo e observar como seus funcionários lidam com a ética no trabalho. Paixão e atitude são tão importantes quanto as habilidades.
– Uma porção de compreensão do mercado: compreender os problemas de seus consumidores e construir uma solução para eles. Uma startup deve ser capaz de trazer um produto ou serviço ao mercado e colher feedback de seu público o mais rápido possível. Certifique-se que seu produto é mais simples e fácil de ser utilizado que de seus competidores.
– Um protótipo (cru): testar o seu conceito é a principal parte do processo (e também uma das mais caras). É nessa fase que o seu produto irá se destacar pelo seu diferencial ou se será apenas mais um.
– Duas colheres de métricas: o feedback de seus consumidores é inestimável e compreendê-los é mais uma questão de métricas do que de marketing. Uma vez que seu produto esteja no mercado, utilize todas as ferramentas necessárias à sua disposição para assistir, aprender e ouvir seus clientes.
– Uma pitada de ação: ouvir seu público é apenas metade da batalha. Como elaborar a melhor estratégia para solucionar os problemas de seus consumidores é o maior desafio. Seja flexível com eles, mas sem perder a originalidade de seus serviços.