Ontem rolou o fantástico Super Bowl nos EUA. Para quem não sabe, o Super Bowl é a grande final do futebol americano. É também o programa de maior audiência na televisão americana, e consequentemente o espaço publicitário mais caro.
Esse ano o espaço de 30 segundos no intervalo do Super Bowl foi vendido por 3,5 milhões de dólares!!! Fora a produção milionário dos comerciais que envolve muitas vezes diretores de hollywood, atores fantásticos, e efeitos especiais incríveis.
E os gringos venderam tudo.
Isso acontece porque os anunciantes estão loucos por encontrar maneiras de conseguir chamar a atenção das pessoas para as suas marcas.
Agora.. propaganda não serve para NADA nos dias de hoje. Propaganda não resolve o problema de ninguém. O consumidor não é mais uma besta que acredita em qualquer história furada. E PIOR, o consumidor precisa CONVERSAR para comprar e precisa receber diferentes informações para fechar. A propaganda sozinha não vai resolver se os vendedores da empresa forem pangarés ou o produto um lixo.
Ainda assim… eu acredito que vale a pena olhar os comerciais do Super Bowl para aprender alguma coisa. Ou não aprender nada.
Confira agora a seleção dos melhores comerciais publicitários que rolaram ontem durante o intervalo do Super Bowl.
Assista, e tire você as suas próprias conclusões.
1. Vale a pena fazer comercial na televisão no século 21?
2. A televisão é relevante? O comercial é relevante?
3. Você compraria os produtos dessa turma?
4. Qual comercial foi mais convincente para você?
5. Se você tivesse 3,5 milhões de dólares para gastar com marketing, você daria um tipo no Super Bowl ou invistiria em outras coisas? Quais seriam elas?
6. Quais idéias apresentadas nos comerciais podem ser adotadas pelo marketing das pequenas empresas?
Então, lá vai…
1. Best Buy, Phone Innovators. Eu adorei! O comercial mostra uma maneira super inteligente de posicionar a Best Buy – uma loja de varejo – junto aos fabricantes. Um comercial completamente diferente dos LIXOS que vemos todos os dias a noite na televisão brasileira, onde magazines luizas e casas bahia da vida só falam de preço, preço, preço.
2. Bridgestone, Performance Football. Engraçadinho, fantasioso, comédia para explicar o quanto o diferencial da empresa pode ser diferente se aplicado no dia-a-dia da galera. LIXO, mas engraçado para ser veiculado para o público do zorra total.
3. TaxACT, Free to Pee (Mijar é Grátis). Cara, eu vou listar esse LIXO para vocês verem a capacidade do ser humano em fazer LIXO. Como pode alguém ter aprovado essa DROGA? O que alhos tem a ver com bugalhos?? Que LIXO LIXO LIXO. Um lixo milionário por sinal. Mas… sei lá, talvez esse tipo de comercial faça muito sucesso entre o público do ratinho. QUE LIXO!
4. Chevy, Happy Grad. Eu listo o filme para a seguir para iniciar a seguinte discussão: será que a única ou melhor maneira de chamar a atenção da galera é com bom humor? Eu acredito que sim. Se você quiser que milhares de pessoas assistam ao seu vídeo, você tem que ser engraçado de alguma maneira. Concorda?
5. Doritos, Best Friend. Cara, o comercial da Doritos atinge o fundo do poço com relação a valores etc. No filme, o ser humano – corrupto para caramba – se vende para o cachorro que matou o gato por um saquinho de doritos. SANTO LIXO!!! Os caras ficaram 12 meses pensando no que fazer no Super Bowl e o melhor que conseguem fazer é essa droga??? Quem foi o débil mental que aprovou um lixo desses???
6. Volkswagen, Strike Back. Sim, tem um negócio que chama a atenção das pessoas tão quanto o bom humor: animais domésticos. Colocou um gato ou um cachorro… a galera pára para ver. Aja saco. Outro lixo televisivo:
Bom… a proposta desse post era listar os MELHORES COMERCIAIS do Super Bowl, BUT, tá difícil encontrar algum que presta.
7. Chevrolet, Stunt Anthem. Para quem estava sentindo saudades dos efeitos especiais… pura adrenalina, muito bem feito blá blá blá. O seu carro sobreviveria a um salto de bungee jump, ok, e dai????
8. Hulu, Huluboratory. Hulu é uma espécie de Netflix da televisão. Você assina e assiste aos seus programas favoritos sem ser interrompido por comerciais lixos como esses que você está vendo nesse post. Infelizmente, Hulu não está disponível no Brasil. Engraçadinho, o comercial mostra como a Hulu faz para controlar o mundo através da televisão. Na verdade, o comercial é uma paródia sobre a televisão como conhecemos, essa sim responsável por reduzir a quantidade de inteligência das pessoas.
E ai, já chega ou quer mais???
Ainda bem que o jogo FOI MUITOOOOOOO MELHOR do que as propagandas.
Tá louco meu!!!!
9. Chrysler, Its Half Time in America. Além dos cachorros, gatos, galinhas, bebês e bom humor, você sempre pode usar o nacionalismo para vender. Foi o que fez a Chrysler. Confere.
Chega né?
Eu mesmo tô de saco cheio de ver esses filminhos.
PROPAGANDA JÁ ERA!
Não tente vender a si mesmo falando de você mesmo!!!
Tem que se engajar na conversa dos clientes, ajudar, colaborar, compartilhar, e depois, quem sabe, você ganha o direito de abrir a sua boca.
ARREBENTA!!
Via RSS de BizRevolution. Um Novo Olhar Sobre As Mesmas Coisas.
Leia em BizRevolution. Um Novo Olhar Sobre As Mesmas Coisas.