Existem muitas listas indicando o que o empreendedor deve fazer para ter sucesso. Mas pode ser mais útil entender quais são as atitudes que levam uma empresa ao fracasso. Se você conseguir identificar quais são os fatores que estão limitando o crescimento do seu negócio, poderá tomar as providências necessárias parar evitar o desastre. Segundo Karl Stark e Bill Stewart, fundadores da consultoria Avodale e colunistas da Inc, existem três fatores que impedem o empreendedor de construir uma empresa saudável: 1. Eles acreditam que a situação está fora do seu controle e por isso não tomam nenhuma atitude; 2. Eles não estabelecem metas para cada fase da sua jornada; 3. Eles não fazem reavalições ao longo da trajetória.
Não importa quais sejam as dificuldades enfrentadas pela empresa, sempre há escolhas. Acreditar que a situação é imutável é um erro bastante comum. Nos negócios, sempre é possível mudar três coisas: a maneira como você se relaciona com os clientes; a maneira como você se relaciona com os funcionários; a maneira como você se relaciona com os seus objetivos. Nem sempre é possível transformar todas as três, mas sempre dá para mexer em pelo menos uma delas. Quando os sócios são capazes de ver os fatos com objetividade, podem enxergar as diferentes opções de conduta. Por exemplo, nem todos os ativos da empresa estão na folha de balanço: o comprometimento e a lealdade dos clientes, seu relacionamento com os fornecedores e a localização da empresa são vantagens que podem ser usadas a seu favor.
Somente quem estabelece metas pode saber se está no caminho certo. Um bom jeito de determinar objetivos é colocar no papel onde quer que a sua empresa esteja em cinco anos, com base em indicadores confiáveis. Depois, é preciso voltar no tempo e calcular quais são as conquistas que precisam ser feitas ao longo de um ano, dois anos, três anos… Dessa maneira, cada vez que realizar um desses objetivos, saberá que cumpriu mais uma importante etapa rumo ao sucesso.
Depois que os planos foram estabelecidos, é preciso dar sequência ao planejamento, fazendo reavaliações constantes das metas. Os empreendedores que não fazem esse balanço tendem a tomar decisões erradas. Talvez a sua estratégia não esteja funcionando. Ou talvez a empresa esteja indo bem, mas os funcionários estejam descontentes. Se uma dessas frases for verdade, é preciso sentar na mesa e repensar todo o plano. Nem sempre o empreendedor percebe que a empresa está com problemas. Para evitar o pior, tenha sempre em mente essas três regras: saiba que é possível mudar a situação da empresa; estabeleça metas com base em indicadores confiáveis; reavalie o plano regularmente.