X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Os valores da empresa, não seu tamanho, determinam as prioridades do negócio


atendimento_pequena_empresa

Artigo por Daniel Hatkoff*

O brasileiro é um povo amável e receptivo por natureza. Gosta de conversar, é criativo, se interessa e se dispõe a ajudar. Obviamente, estas são características que poderiam e deveriam ser aproveitadas no ambiente de trabalho, certo? Certíssimo. Mas curiosamente grandes empresas parecem discordar disso, já que essas virtudes são invisíveis no principal setor de qualquer negócio: o atendimento ao cliente.

A despeito de verbalizarem mensagens que colocam o cliente como prioridade, na prática, ao invés de carinho, respeito e humanização, as corporações optam pela burocracia e mecanização das relações – quando existe relação, é importante frisar. Ao invés de se envolverem, escutarem, estabelecerem um vínculo para buscar uma solução para o cliente, as empresas optam por manter o consumidor a uma “distância segura” para elas, como se o diálogo fosse um problema para os seus negócios. Músicas intermináveis no call Center – desrespeitando a lei que determina um tempo específico para o atendimento – seguido de um sistema robotizado. Quem nunca passou por isso?

Cansadas de falarem com as paredes, as pessoas começaram a reagir. As redes sociais e sites voltados ao direito do consumidor – em especial o Reclame Aqui! – têm sido amplamente utilizados para manifestar a insatisfação com empresas de diversos segmentos.

A maioria das corporações, contudo, ainda não enxergou a importância dessa questão. A boa nova é que este fenômeno gerou bons frutos: novas empresas que têm como missão a felicidade do cliente.

E é interessante como, em qualquer negócio, se a empresa for capaz de proporcionar uma experiência positiva ao cliente, ele se torna fiel e faz a propaganda.

As pessoas querem ter sua necessidade atendida, não se importam de esperar, mas querem os prazos cumpridos. Não se importam de pagar o preço justo, e é possível sim crescer cobrando valores adequados. Quando as pessoas procuram uma empresa, querem uma solução para algo. Para encontrar essas respostas, o primeiro passo é escutar o que o cliente tem a dizer.

Geralmente as companhias que melhor atendem seus clientes são pequenas e médias, que arcam com uma desconfiança comum por parte dos consumidores: “atende bem por que é pequena. Se crescer, vai se tornar uma porcaria como as outras”. E esse é o ponto onde a inovação entra. É viável crescer com padrão elevado de qualidade ao cliente, sim.

Não é o tamanho da empresa, mas sim os valores dela que vão determinar o que é prioridade em seu negócio.

Pensar em formas práticas de gerar experiências positivas ao cliente é uma obrigação e há tecnologia e mão-de-obra de sobra para isso. O que falta é interesse das grandes corporações em melhor atender as pessoas e entender que o diálogo não é um adicional, um diferencial da marca, mas sim uma questão de respeito.

Se é fácil encontrar críticas para as grandes empresas, felizmente já não é tão incomum encontrar elogios para as pequenas e médias em diversos sites voltados ao direito do consumidor. Que essas pequenas notáveis continuem se alimentando de inovação, dos feedbacks positivos de seus clientes e tornem-se grande, provando na prática as palavras deste artigo.

Artigo por Daniel Hatkoff, fundador do Clube Pitzi, empresa de proteção contra acidentes de smartphones e celulares via internet. Recentemente, a empresa foi condecorada com o selo RA1000 do ReclameAQUI, creditação máxima pela qualidade de atendimento.

Imagem: 227640124 via Shutterstock.

O post Os valores da empresa, não seu tamanho, determinam as prioridades do negócio apareceu primeiro em Startupi.com.br.

ddff rOodLzJA

Via RSS de startupi

Leia em startupi

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot