Não é muito difícil presenciarmos certos fiascos da publicidade se degenerando a cada idéia mal empregada que vemos por aí. Entretanto, em outras vezes, algumas agências tem umas sacadas geniais. Foi o caso da ServicePlan, uma agência austríaca encarregada de produzir um anuário de indicadores para Austria Solar Trade Association – capitulo da STA naquele país e que procura regulamentar a indústria de ativos de energia solar.
O pulo do gato? A tecnologia empregada no papel utilizado na peça.
Num primeiro olhar, você pensaria ter recebido um anuário com números nada entusiasmantes. Especialmente pelo fato das folhas estarem totalmente em branco e só serem “ativadas” pela luz do sol.
O diretor de criação, Cosimo Möller, disse que a inspiração para a ideia veio de um momento de descanso no terraço da agência onde trabalha:
“Num daqueles dias ensolarados de Outubro, a luz do sol brilhava tão forte sobre as folhas de um caderno que eu eu não conseguia mais ler nada nele (…) Daí veio a pergunta: Será que eu conseguiria fazer isso, ao contrário?”
Um pouco de criatividade, tinta fotocromática e… voilá!
O resultado impressiona. E sendo o anuário proveniente um organismo associado à energia solar, a pegada não poderia ter sido melhor.
Confira no vídeo logo abaixo.
Com informações: AdWeek
Papel com impressão movida a luz solar