O relatório “The rise of social networking in Latin America”, da comScore, trouxe alguns pontos muito interessantes para reflexão.
Redes sociais crescem mais rápido do que a internet
O número de usuários de internet cresceu 10% no último ano. O número de usuários de mídias sociais cresceu quase 25%. É verdade, os dois números são expressivos e qualquer outro mercado gostaria de experimentar uma aceleração de dígito duplo. Mas chama a atenção o papel que as redes sociais vêm desempenhando no mundo. Nesse último ano, quase todo o crescimento foi orgânico. Parece que o Facebook e Cia. vão colonizar o mundo mesmo.
Até onde vai?
Por falar com colonizar…
Chama a atenção o alcance do Facebook na população online de Filipinas, Turquia e quatro países da América Latina: Chile, Argentina, Colômbia e Peru: mais de 89%.
Por falar com colonizar… (versão tupiniquim)
No Brasil, 90,8% da população online usa redes sociais. E, como era de se esperar, nada de Facebook. O Orkut lidera…
Orkut e Brasil, um caso de amor
No mundo todo, para cada 10 usuários de Facebook, temos 2 de Twitter, 1 de LinkedIn e 0,7 de Orkut. No Brasil, para cada 10 usuários de Facebook, há 15 usuários de Orkut, 5 de Twitter e 1 de LinkedIn. É verdade também que o Facebook vem crescendo muito mais rápido e, além disso, ainda compartilha um terço da população que visita o Orkut, mas fato é que isso nunca vai deixar de chamar a atenção.
O mistério do Orkut continua
Entre os dados deste relatório, um fato chama a atenção: o tempo que cada usuário gasta em média em cada uma das redes no Brasil. Veja só: um usuário típico passa 4 horas no Orkut por mês. E no Facebook? 1 hora! Pois é. Tento entender o porquê e a resposta não me vem à cabeça. Como usuário, vejo o Facebook com mais funcionalidades, alternativas, vida. Do ponto de vista dos negócios, anunciaria no Facebook e não no Orkut. Parece ser o tal do “comportamento do consumidor”.
Pedro Motoryn é analista de Private Equity, coordenador de projetos do FGVCenn e co-fundador do +STARTUP