13 de julho de 1985. O espetáculo Live Aid reunia dezenas de monstros sagrados do rock em prol de um mundo melhor, mais justo, mais digno, e sem fome na Etiópia. Tendo como principal porta-voz o carismático Bob Geldof , o festival aconteceu no emblemático estádio de Wembley, na Inglaterra, e no JFK Stadium, nos EUA (alguns shows também aconteceram em Sydney, Moscou e Tóquio) aglomerando um público de mais de 200 mil pessoas.
Foi por causa desse festival que o dia 13 de julho virou o dia do rock.
Olha só alguns artistas que estavam tocando nesse dia, há 27 anos:
Status Quo, Style Council, Boomtown Rats, Ultravox, Elvis Costello, Sting, Brandford Marsalis, Phil Collins, Bryan Ferry, U2, Paul Young, Dire Straits, Queen, David Bowie, The Who, Paul McCartney, Elton John, Joan Baez, The Hooters, Black Sabbath, Judas Priest, Run-DMC, BB King, The Four Tops, Bryan Adams, Beach Boys, The Pretenders, Santana, Pat Metheny, Mick Jagger, Crosby Stills & Nash, Neil Young, The Cars, Duran Duran, Cliff Richard, Tina Turner, Bob Dylan, Tom Petty, Madonna, Simple Minds, INXS, Men At Work… só para citar alguns.
Lá em 1954, quando o rock n roll se apresentava ao mundo e o conquistava com a gravação de Bill Halley e seu Rock Around The Clock*, ninguém poderia imaginar que o estilo tomaria as proporções gigantescas que tomou, tanto em termos de mutações como de influência para tantas pessoas e gerações.
No dia de hoje – e na mesma semana em que se comemoram os 50 anos dos Rolling Stones!!!! – nada mais justo do que comemorar e relembrar uma das frases mais célebres do grande Chuck Berry em School Day (e também do grande Rainbow de Ritchie Blackmore):
LONG LIVE ROCK N ROLL!!!!
Posts relacionados:
- Rolling Stones completa 50 anos e apresenta redesign da famosa línguaPost originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | AnuncieVia RSS de Brainstorm #9
Comente este artigo