No início do mês, começaram a surgir bots que avisam quando IPs do governo editam artigos da Wikipédia – seja no Reino Unido, nos EUA ou na França. E no Brasil? Ainda não temos algo parecido, o que é uma pena: parece que nosso governo também está editando artigos da enciclopédia livre.
A Folha de S. Paulo descobriu que onze computadores do governo federal – com IPs registrados em nome do Serpro e da Presidência da República – foram usados para editar artigos da Wikipédia e para incluir críticas a opositores.
No entanto, graças aos usuários e administradores da Wikipédia, essas tentativas foram frustradas: as mudanças foram revertidas em questão de horas ou até minutos. Infelizmente, nem sempre há como saber quando PCs do governo são usados para editá-la.
>>> Um redesign para tornar a leitura da Wikipédia mais agradável
A Wikipédia guarda todo o histórico de cada artigo, mas só torna seu IP público se você não criar um usuário. Caso você se registre – o que leva menos de um minuto – seu IP será oculto, e pouquíssimas pessoas terão acesso a ele (no caso, só estes três usuários da Wikipédia em português).
Por isso, o levantamento da Folha – assim como os bots de outros países – são limitados: se a edição não for feita por um usuário anônimo, ela passará despercebida. Mesmo assim, estas são medidas louváveis; além disso, os editores da Wikipédia estão de olho.