amos fazer um pequeno exercício de imaginação: imagine que a empresa em que você trabalha, independente de ser sua ou não, está muito grande. Mas MUITO grande. Muito maior do que é hoje.
Você consegue imaginar isso? Qual seria o seu faturamento? Quantos funcionários teriam? Qual a estrutura física? Quem seriam os clientes atendidos? Qual o lucro da empresa?
Este simples exercício irá mostrar, mais do que sua capacidade de sonhar, sua capacidade de pensar grande. É aquela velha história: quando você mira muito alto, talvez não atinja seu objetivo, mas provavelmente chegará mais longe do que se mirasse num alvo mais fácil de ser atingido.
QUAL O MÁXIMO QUE SUA EMPRESA QUER CHEGAR?
Nas várias reuniões e conversas que temos com empreendedores e empresários (sim, empreendedor é diferente de empresário!) sempre fazemos uma brincadeira-teste. Imagine que você tem uma pequena produção de iogurtes. No meio da conversa iríamos brincar que “a Danone que se cuide, pois em breve você irá ultrapassá-los”. Ou então, você está montando um site de compra coletiva, eu diria “a empresa será tão grande que o Groupon vai querer compra-la, mas no final nós é que iremos adquiri-los”.
Esta é uma brincadeira, mas com um toque de verdade. E, infelizmente, a resposta para estas brincadeiras não é a que se espera de um grande empreendedor. O sujeito do iogurte diria “não, não… não quero tanto trabalho assim” e o sujeito da compra coletiva falaria que “já estaria feliz demais se o Groupon soubesse da nossa existência”.
OK, ser uma empresa grande é para poucos. Mas sonhar grande é para qualquer um. O trabalho de sonhar grande ou sonhar pequeno é o mesmo. Então por que você fica sonhando pequeno?
TENHA METAS AUDACIOSAS
O livro “Feitas para Durar” mostra que um fator comum entre as empresas visionárias (aquelas que são muitíssimo grandes) é que todas tem metas audaciosas.
Seu objetivo não crescer 10 ou 20% ao ano. Não é manter-se meramente sustentável. Todas estas empresas querem crescer muito. Ser líderes do seu mercado. A GE, por exemplo, tem uma política de só se manter em um mercado se eles forem a primeira ou segunda maior empresa daquele mercado.
No entanto, em nosso mundinho normal, vemos empresários satisfeitos em ganhar seu pró-labore de R$ 3 mil. Ou então satisfeitos com suas vendas que geram um pequeno lucro. Ou satisfeitos porque sua empresa ainda não quebrou.
Esta acomodação com os resultados (ou o simples fato de não querer sem muito grande) gera dois problemas:
1 – A qualquer imprevisto sua empresa estará em maus lençóis. Você está satisfeito com o resultado atual da empresa. Mas e se acontece uma crise? E se chega um novo concorrente? E se todos os seus melhores funcionários resolvem se demitir? Ao satisfazer-se com resultados medianos, você fica a deriva das mudanças externas à sua empresa. A qualquer mudança de ventos você pode não estar preparado para reagir.
2 – Quem pensa pequeno, fica pequeno. Sabe aquelas pessoas que, literalmente, deram sorte, ganharam na mega sena e depois de um tempo perderam tudo? Eram pessoas que pensavam pequeno. Ao, pensar pequeno, sua mente não tem capacidade de trabalhar com grandes cifras. Ao não ter esta capacidade, o que a pessoa acaba fazendo? “Livrando-se” de todo o dinheiro que ganha e voltando a sua zona de conforto, ou seja, ser pequeno.
SONHE GRANDE, DEPOIS MAIOR, MAS COM OS PÉS NO CHÃO
Você deve estar se perguntando: “Renan, o que tudo isso tem a ver com Finanças, que é sobre o que você escreve?” Tudo! O objetivo de um gestor financeiro é maximizar a riqueza da organização. Para isso acontecer, ela precisa aumentar seu fluxo de entradas numa proporção maior do que o fluxo de saídas.
Aumentar o fluxo de receitas requer muito trabalho duro, mas também a mentalidade de gente grande. Novamente: pensar grande ou pequeno dá o mesmo trabalho. A diferença é que ao sonhar grande, você tem uma probabilidade muito maior de chegar lá!
Mas, ao mesmo tempo, de nada adianta ficar nas nuvens! Você precisa estar com os pés firmes no chão para poder correr e alcançar os objetivos.
Para finalizar, eu lhe pergunto: quão grande sua empresa quer ser?