Segundo aponta levantamento do Sebrae, durante o ano foram criadas mais de 800 mil vagas no país
As micro e pequenas empresas brasileiras foram as responsáveis pela geração de novas vagas de trabalho no ano passado. Os pequenos negócios criaram mais de 839 mil empregos no acumulado de 2013, enquanto as médias e grandes empresas fecharam cerca de 126 mil postos de trabalho.
Durante todo o ano passado, os saldos de empregos gerados pelos pequenos negócios foram bem superiores aos das médias e grandes empresas. Com isso, o saldo líquido foi de 730,7 mil empregos. Os pequenos negócios – empresas que faturam até R$ 3,6 milhões por ano – representam 99% dos empreendimentos brasileiros e são responsáveis por 40% da massa salarial.
O setor com o melhor desempenho na geração líquida de empregos (descontadas as demissões) em 2013 foi o de Serviços, com 412,8 mil novas vagas, seguido por Comércio e Construção Civil, com 209,8 mil e 136,2 mil, respectivamente. A região com o maior número de empregos gerados foi a Sudeste. Os três estados que mais se destacaram foram São Paulo, com saldo líquido de mais de 197 mil, Minas Gerais, com 84,1 mil, e Rio de Janeiro, com 81,5 mil.
As informações são do estudo mensal que o Sebrae elabora com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A metodologia leva em consideração as informações declaradas dentro do prazo estipulado pelo Ministério.