X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Cartilha estimula atendimento igualitário aos que têm necessidades especiais


Publicação do Sebrae em Alagoas em parceria com entidades empresariais e Ministério Público traz orientações sobre como tratar clientes com necessidades especiais

Sebrae em Alagoas, junto a entidades empresariais do comércio, como Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio) e Aliança Comercial, e ao Ministério Público (MP), articulou a elaboração de uma cartilha a fim de orientar e capacitar lojistas, comerciantes e vendedores para oferecer atendimento adequado a pessoas com qualquer tipo de necessidade especial.

O Promotor do Ministério Público de Alagoas Flávio Gomes de Barros comemora a iniciativa. “O Sebrae está desempenhando um papel de cidadania em prol da população alagoana. O MP irá orientar e sensibilizar os lojistas quanto ao cumprimento da lei”, declara. A previsão é de que o manual seja entregue aos comerciantes até o final de fevereiro. No final de janeiro, foi realizada uma palestra com as representações dos comerciantes e lojistas a fim de explicar a necessidade e a importância dessa publicação.

Denominada Cartilha Todo Cliente É Especial, a publicação vai funcionar como um manual de relacionamento com o grupo de clientes especiais, oferecendo informações e dicas sobre como abordar pessoas com limitações físicas, motoras, visuais, auditivas ou cognitivas. O objetivo da publicação é criar um espaço favorável para que esses clientes sintam-se à vontade nesse tipo de ambiente.

Como continuidade a essa ação, o MP também solicitou às instituições representantes dos lojistas a adequação do espaço físico dessas lojas, de acordo com o que diz a Lei da Acessibilidade. Algumas alterações devem ser feitas imediatamente, como a montagem de um provador especial, balcão rebaixado e rampa de acesso móvel, por exemplo.

Para o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas em Alagoas, Biagio Faraco, a cartilha será um excelente instrumento para introduzir de forma igualitária esses clientes no mercado consumidor. “É um guia que facilitará o entendimento dessas questões. O Sebrae está de parabéns pela iniciativa, que servirá como ponto de partida para que os pequenos negócios cumpram com o que diz a lei”, acrescenta Biagio.

“É importante que os comerciantes entendam como tratar seus clientes, sem usar de termos pejorativos ou discriminá-los. A Cartilha Todo Cliente É Especial propõe capacitar os lojistas e, com isso, fazer com que todos os clientes saiam ganhando”, declara a analista de Políticas Públicas do Sebrae em Alagoas, Luciana Gomes Leite.

Parceiros

A revisão da publicação foi feita por instituições parceiras, como a Associação dos Cegos de Alagoas (ACAL), a Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE) e a Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (ADEFAL).

Tags: 

Via RSS de Empreendedor

Leia em Empreendedor

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot