A preferência por troca de mensagens privadas já havia sido reconhecida como uma tendência pelo relatório da Kleiner Perkins no começo deste ano, e cada vez mais empresas tem apostado nisso. A mais recente iniciativa é do Pinterest, que agora possui um sistema próprio de troca de mensagens, bem parecido com os aplicativos sociais como WhatsApp. A diferença é que, para começar um bate-papo, é preciso usar um pin como referência.
O chat é basicamente iniciado ao encaminhar para algum dos seus contatos uma referência de alguns dos seus murais, e daí para frente é possível trocar textos e conversar com a pessoa sem que as informações precisem estar postadas publicamente.
Essa é a parte final de uma série de formatos de interação entre os usuários que o Pinterest tem oferecido, como os comentários, a possibilidade de encaminhar um pin para alguém e, agora, a opção de bater um papo com o destinatário do pin enviado.
Para mim, isso só reforça a ideia de que o Pinterest quer se tornar uma rede social de referências imagéticas, ao invés de busca visual.
Em entrevista ao The Verge, Tom Watson, designer de produto do Pinterest, acredita que esse seja um formato de conversação bem mais interessante do que o Facebook Messenger, por exemplo, já que o assunto é iniciado a partir de uma referência, e não apenas um ‘oi, tudo bem?’.
A opção de chat no Pinterest já está disponível no site e também nos aplicativos para iOS e Android. Para iniciar a conversa, basta selecionar um pin e escolher o botão do aviãozinho, que envia o pin para alguém que você conheça.
As conversas também poderão funcionar em grupos, o que diferencia as mensagens do Pinterest de uma DM do Twitter, por exemplo.
Para mim, isso só reforça a ideia de que o Pinterest quer ser mais do que apenas uma ‘ferramenta de busca visual’, mas sim se tornar uma rede social de referências imagéticas.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie