Consumidor frustrado é consumidor de carteira fechada e a nova plataforma MundiPagg quer evitar a perda de vendas online por instabilidades de sistema que possam causar dor de cabeça aos compradores. O foco de ação da startup está nas compras online que não são autorizadas pelo sistema de pagamento. Diante de um negativa, a ferramenta MundiPagg retenta fazer a transação automaticamente, o que já recuperou cerca de 20% das compras não autorizadas, diz a empresa.
A equipe da MundiPagg explica que as transações não são autorizadas, na maioria dos casos, por três motivos: o cartão teve o limite estourado, o cartão foi bloqueado ou há indisponibilidade momentânea dos meios de pagamento. Sobre as duas primeiras possibilidades, não há o que fazer, mas é possível contornar a terceira. “Quando uma transação não é autorizada, ao invés de recusar o pedido, o sistema realiza uma retentativa automática e instantânea junto a mesma ou diferente operadora”, diz o comunicado divulgado pela startup.
A empresa afirma que as retentativas são imperceptíveis ao consumidor. “Uma transação não autorizada pode representar não somente a perda de uma venda, mas também de um cliente, que dificilmente retornará ao site após uma experiência negativa”, disse Verena Stukart, cofundadora da MundiPagg, segundo o comunicado divulgado.
A MundiPagg afirma que mais de 70 de seus clientes já estão usando o recurso da retentativa.