A Aliança Empreendedora anuncia um novo jeito de apoiar empreendedores. É a Tamo Junto, uma plataforma que quer levar o apoio da Aliança até onde ela não chega presencialmente. Ainda em fase cadastral, a plataforma vai oferecer vídeo aulas, artigos, ferramentas para que microempreendedores possam fomentar seus negócios no Brasil inteiro.
A iniciativa tem patrocínio da Câmara Andina de Fomento (CAF), um banco de desenvolvimento criado em 1970 e composto atualmente por 18 países da América Latina, Caribe e Europa, e por 14 bancos privados da região andina e também conta com serviços e eventos cadastrados por apoiadores (pessoas, prestadores de serviços, associações, órgãos públicos, etc.) do Brasil inteiro. A Tamo Junto deve entrar no ar oficialmente em outubro.
Segundo Florian Paysan, da área de marketing, a plataforma tem uma meta de 54 mil empreendedores cadastrados nos três primeiros anos de atuação. “Esperamos atingir todos esses empreendedores que não conseguem ter acesso a iniciativas desenvolvidas no Brasil mas que querem crescer. Também pretendemos desenvolver uma rede offline de empreendedores e apoiadores para multiplicar as oportunidades do nosso público e aumentar as suas chances de crescer”, conta Paysan.
Além de ter acesso a conteúdos focados em questões financeiras, e habilidades gerenciais e empreendedoras, os microempreendedores poderão usar a plataforma para estabelecer contato com organizações de apoio e outros microempreendedores para troca de experiências, além de voluntários dispostos a se tornarem mentores dos empreendedores cadastrados.
Florian explica que o foco é o microempreendedor. “Ele pode ser atuante, iniciante ou que tem uma ideia de negócio mas ainda não a tiro do papel. Tem que saber que não existe um único perfil de microempreendedor: existe uma grande diversidade de empreendimentos segundo o setor de atividade, o porte, a localização, as oportunidades dele e sobretudo segundo o empreendedor mesmo. Por isso, nós focamos nas competências das pessoas: como, a partir do quem ela é, o que ela sabe, e o que ela tem, pode fazer a diferença com a sua empresa.”
A plataforma vai oferecer pelo momento informações e ferramentas sobre 11 temas:
- Vendas
- Gestão financeira
- Divulgação
- Gestão de pessoas
- Formalização
- Gestão do tempo
- Gestão da produção e serviço
- Rede de contatos
- Estratégia
- Por onde eu começo
- Financiamento
Florian diz que a iniciativa surgiu porque desde 2005, quando a Aliança Empreendedora começou a desenvolver projetos de apoio aos microempreendedores no Brasil, eles recebem pela internet contatos de empreendedores que precisam de conselhos, conhecimentos e competências para poder desenvolver o seu negócio e assim nasceu a Tamo Junto.
The post Plataforma quer ajudar microempreendedor que mora em áreas distantes appeared first on Startupi.com.br.