Alguns plugins populares baseados no padrão NPAPI, lançado em 1996 (!) com o Netscape Navigator 2.0, deixarão de funcionar no Chrome num futuro bem próximo. A empresa publicou um cronograma atualizado com previsão de término para setembro de 2015.
Entre os plugins afetados estão o do Java, Silverlight, Unity e alguns do próprio Google, como o do Google Talk e Google Earth. A justificativa da empresa é que a utilização deles tem diminuído nos últimos tempos e a sua manutenção traz impactos na segurança, velocidade e estabilidade do navegador.
Em setembro de 2013, quando os planos de aposentar os plugins NPAPI foram anunciados, apenas seis plugins eram usados por mais de 5% dos usuários do Chrome. Desde então essas porcentagens continuaram caindo (veja tabela abaixo) e, hoje, o plugin mais popular, o Silverlight da Microsoft, é encontrado em somente 11% da base – e, acredita-se, a maioria em decorrência da Netflix, que já trabalha em uma versão HTML5 do seu player em substituição ao Silverlight.